Vestibular ITA 2018: Vagas e Inscrições

O Vestibular ITA 2018 está com inscrições abertas, trazendo 110 vagas para cursos superiores na área de Engenharia, ministrados na cidade de São José dos Campos, no interior de São Paulo. Confira as informações e saiba como se candidatar!

Vestibular ITA 2018

Vestibular ITA 2018

Considerado um dos vestibulares mais difíceis do Brasil, o processo seletivo do Instituto Tecnológico da Aeronáutica passa a ter 25 vagas reservadas aos candidatos interessados em ingressar na carreira militar, no Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Força Aérea Brasileira (FAB). Essas oportunidades são chamadas de “privativas”.

As demais 85 vagas são para estudantes que não pretendem seguir a carreira militar, também conhecidas como vagas “ordinárias”. Com a mudança, os interessados em fazer o vestibular 2018 da instituição devem escolher entre uma das modalidades durante o ato de inscrição.

Cursos

Participantes do vestibular 2018 do Instituto Tecnológico da Aeronáutica podem escolher entre as seguintes graduações:

  • Engenharia Aeroespacial
  • Engenharia Aeronáutica
  • Engenharia Civil-Aeronáutica
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia Eletrônica
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica

Os cursos superiores do ITA têm duração de cinco anos, dos quais os dois primeiros anos constituem o Curso Fundamental, que tem disciplinas comuns a todos os alunos, independente da especialidade escolhida.

Após o período, os estudantes passam então para os Cursos Profissionais, que duram três anos e já incluem disciplinas específicas para a habilitação desejada, entre as opções que mencionamos acima.

Vale destacar que o ITA concede bolsas de estudo aos alunos, benefício que compreende ensino e alimentação. A residência no campus é facultativa, e os estudantes carentes podem solicitar a hospedagem gratuita, mediante prestação de serviço voluntário, de caráter social ou acadêmico, na forma de apoio a atividades realizadas pela instituição.

Como se inscrever

As inscrições para o Vestibular ITA 2018 devem ser feitas no site http://www.vestibular.ita.br/, até o dia 15 de setembro, lembrando que a taxa de participação custa R$ 140,00. Homens e mulheres podem se inscrever para a seleção.

vestibular ita 2018 - Vestibular ITA 2018: Vagas e Inscrições

Além de ter concluído ou estar concluindo o ensino médio até o final desse ano, os interessados em participar da seleção devem ter, no máximo, 23 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2017. Outro requisito é ser brasileiro nato.

Processo seletivo

O processo seletivo do ITA 2018 é composto por duas etapas. A primeira fase abrange a aplicação de provas objetivas e dissertativas, nas seguintes datas:

  • 12 de dezembro: Física
  • 13 de dezembro: Português e Inglês
  • 14 de dezembro: Matemática
  • 15 de dezembro: Química

Para a prova de Português, a instituição vai cobrar a leitura de três obras literárias: Senhora (José de Alencar), Quincas Borba (Machado de Assis) e São Bernardo (Graciliano Ramos).

As provas do ITA serão aplicadas em São José dos Campos e diversas outras cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Manaus, Natal, Porto Alegre, São Luís, Salvador, Vitória, Teresina, Londrina, Goiânia e Curitiba, entre outras.

Já a segunda etapa é a Inspeção de Saúde, que abrange exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive teste toxicológico.

Maiores informações sobre as etapas de seleção, bolsas, cursos e outros detalhes podem ser obtidos no site oficial do ITA.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *