FIES 2018: Cronograma previsto

Maior programa de financiamento estudantil do Brasil, o Fies vai disponibilizar mais de 300 mil vagas em 2018, além de apresentar uma série de novidades para continuar a beneficiar milhares de universitários. Se você quer conhecer todas elas, continue a leitura e saiba, também, as datas das inscrições, que estarão abertas no início de fevereiro!

FIES 2018
FIES 2018: Cronograma previsto (Foto: Pixabay)

Gerenciado pelo Ministério da Educação, o Fundo de Financiamento Estudantil atende aos alunos de instituições de ensino superior da rede privada, que podem financiar a graduação por meio de um programa diferenciado, com juros menores que os praticados pelo mercado.

Para 2018, o Fies passará por algumas mudanças, anunciadas recentemente pelo governo federal, para garantir a continuidade do programa. A promessa é de que serão distribuídas pelo menos 310 mil vagas para o financiamento em todo o país, das quais 100 mil com juros zero.

Novidades Fies 2018

Uma das principais novidades do Fies 2018 é que o programa será dividido em três faixas. Na primeira delas, chamada Fies 1, haverá a oferta de 100 mil vagas com financiamento a juros zero, destinadas aos universitários com renda familiar per capita de até três salários mínimos mensais. O dinheiro virá do próprio governo.

Na segunda e na terceira faixas, Fies 2 e Fies 3, respectivamente, serão atendidos os estudantes com renda per capita de até cinco salários mínimos. A diferença estará na fonte de financiamentos, que terá recursos oriundos de fundos constitucionais regionais na faixa 2 e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) na faixa 3.

FIES 2018
Milhares de estudantes já foram beneficiados pelo financiamento estudantil (Foto: Pixabay)

Com 150 mil vagas disponíveis, o Fies 2 atenderá aos universitários das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, cujo aporte financeiro virá de fundos constitucionais dessas regiões. Já o Fies 3 terá 60 mil vagas, abertas a estudantes de todo o país. Nesses dois casos, a taxa de juros varia conforme a instituição financeira ofertante.

Entre as novas regras do Fies 2018, também vale destacar a mudança no prazo de pagamento do financiamento estudantil. Anteriormente, os beneficiários tinham prazo de 18 meses após a formatura para começar a quitar o financiamento.

Mas agora, a carência do Fies será extinta e o aluno começará a pagar logo após o término da faculdade. Segundo o governo, a parcela será proporcional à renda do formando e ao valor da mensalidade.

Inscrições Fies 2018

Assim como em anos anteriores, as inscrições para o Fies 2018 serão abertas em dois períodos: um no primeiro e o outro no segundo semestre. No caso do primeiro semestre, os cadastros começam a ser recebidos no dia 6 de fevereiro.

Os estudantes interessados em participar do processo seletivo para financiamento de curso superior terão até o dia 9 do mesmo mês para se inscrever, acessando o site http://fiesselecao.mec.gov.br/. O cadastro é totalmente gratuito.

Como você pode notar, o prazo para se inscrever e solicitar o financiamento é curto, por isso os interessados devem ficar atentos, já que é preciso providenciar a documentação para apresentar no banco e na faculdade.

FIES 2018
O Fies deve abrir dois períodos de inscrição em 2018 (Foto: Reprodução Fies)

Para participar do Fies 2018 1º semestre, os candidatos devem cumprir os seguintes pré-requisitos básicos:

  • Ter feito o Enem, obtendo média igual ou superior a 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação (é possível utilizar as notas a partir da edição 2010 do Exame Nacional do Ensino Médio);
  • Apresentar renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos, para solicitar o financiamento na faixa 1, com juros zero;
  • Apresentar renda familiar mensal per capita de até cinco salários mínimos, para solicitar o financiamento nas faixas 2 e 3.

Cronograma Fies 2018

Além das datas para inscrição, quem for solicitar o financiamento estudantil precisa ficar atento também aos prazos para validar as informações e confirmar a contratação do Fies junto às instituições financeiras.

E assim como em outros anos, o processo seletivo terá dois períodos de inscrição em 2018. As datas do primeiro semestre já estão definidas, mas as informações do Fies 2018 2º semestre ainda não foram divulgadas pelo MEC.

Em breve estará disponível o cronograma do Fundo de Financiamento Estudantil 2018, trazendo todos os detalhes sobre o programa, bem como o edital de seleção.

Para conferir as datas do Fies 2018, os editais e outras informações, fique atento ao site do Fies e também à página do MEC.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *