FIES 2018: Cronograma previsto

Maior programa de financiamento estudantil do Brasil, o Fies vai apresentar uma série de novidades para 2018, para continuar a beneficiar milhares de universitários. E se você quer conhecer todas elas, continue a leitura e saiba, também, quando serão abertas as inscrições!

FIES 2018
FIES 2018: Cronograma previsto (Foto: Pixabay)

Gerenciado pelo Ministério da Educação, o Fundo de Financiamento Estudantil atende aos alunos de instituições de ensino superior da rede privada, que podem financiar a graduação por meio de um programa diferenciado, com juros menores que os praticados no mercado.

Para 2018, o Fies passará por algumas mudanças, anunciadas recentemente pelo governo federal, para garantir a continuidade do programa. A promessa é de que serão distribuídas 310 mil vagas para o financiamento em todo o país.

Novidades Fies 2018

Uma das principais novidades do Fies 2018 é que o programa será dividido em três faixas. Na primeira delas, haverá a oferta de 100 mil vagas com financiamento a juros zero, destinadas a universitários com renda familiar per capita de até três salários mínimos mensais.

Na segunda e na terceira faixas serão atendidos os estudantes com renda per capita de no máximo cinco salários. A diferença estará na fonte de financiamentos, que terá recursos oriundos de fundos constitucionais regionais na faixa 2 e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) na faixa 3.

FIES 2018
Milhares de estudantes já foram beneficiados pelo financiamento estudantil (Foto: Pixabay)

Entre as novas regras do Fies 2018, também vale destacar a mudança no prazo de pagamento do financiamento estudantil, algo que pode gerar muitas reclamações entre os estudantes que utilizam o programa para realizar o sonho de fazer faculdade.

Anteriormente, os beneficiários do Fies tinham um prazo de 18 meses após a formatura para começar a quitar o financiamento. Mas com as mudanças, a carência do Fies será extinta e o aluno começará a pagar logo após o término da faculdade. Segundo o governo, a parcela será proporcional à renda do formando e ao valor da mensalidade.

Inscrições Fies 2018

Assim como em anos anteriores, as inscrições Fies 2018 deverão ser abertas em dois períodos: um no primeiro e o outro no segundo semestre. O MEC não divulgou o calendário até o momento, mas a abertura dos cadastros para o primeiro semestre deve ocorrer entre o fim de janeiro e o início de fevereiro.

O prazo para se inscrever e solicitar o financiamento é curto, por isso os interessados devem ficar atentos, pois também é preciso providenciar a documentação para apresentar no banco e na faculdade.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site do Fies (http://fiesselecao.mec.gov.br/). É nessa página também que serão recebidos os cadastros para as vagas do segundo semestre (as inscrições devem ser abertas entre julho e agosto).

FIES 2018
O Fies deve abrir dois períodos de inscrição em 2018 (Foto: Reprodução Fies)

Cronograma Fies 2018

O cronograma da edição 2018 do Fundo de Financiamento Estudantil será divulgado em breve, trazendo todos os detalhes sobre o programa (prazos para se inscrever, pré-requisitos, vagas remanescentes, etc.).

Para conferir as datas do Fies 2018, bem como os editais e outras informações sobre o programa, acesse o site do Fies e também a página do MEC.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *