SISU do 2º Semestre está aberto: Quase 52 mil vagas abertas

Desde hoje (29) até o próximo dia 01 de junho, o SISU (Sistema de Seleção Unificada) esta com vagas abertas para preencher as vagas para o 2 semestre. São ao todo quase 52 mil vagas abertas para os estudantes que fizeram o ENEM e buscam uma oportunidade no mercado.

SISU do 2º Semestre está aberto

Como se inscrever no SISU do 2 semestre

Para conseguir ter acesso as inscrições é necessário ter feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2016 e que não tenha zerado a redação na prova. As inscrições são todas gratuitas e devem ser feitas através do site oficial pelo endereço http://sisu.mec.gov.br

Para participar é bastante simples, o estudante deve optar por até duas escolhas de vagas, sendo que devem ser utilizadas por ordem de prioridade, ou seja, qual tem mais desejo de cursar e na segunda outra opção em que gostaria de entrar, assim, caso seja aprovado com uma boa nota, será escolhida a melhor opção.

Vale ressaltar que as mudanças também podem ser efetuadas, isso porque, em determinado momento você pode não ter ganhado a vaga em nenhuma universidade, devido a nota de corte, depois, pode alterar e escolher uma opção que se encaixa na nota que tirou. Caso o candidato tenha sido aprovado nas 2 opções de escolha, sempre será utilizada a primeira opção.

Passo a Passo

Caso tenha dúvidas sobre como acessar ao sistema, siga os passos abaixo:

  1. Acesse ao site oficial http://sisu.mec.gov.br
  2. Utilize o número e senha de inscrição do ENEM 2016, caso tenha esquecido, existe a possibilidade de recuperá-la através do seu e-mail cadastrado.
  3. Depois de logado, você poderá escolher a universidade em que deseja cursar e o curso, nessa mesma tela, poderá verificar a nota de corte e assim, verificar se é possível concorrer a essa vaga com a nota de corte.
  4. Caso não encontre, basta optar pelo sistema de pesquisa de vagas que vai mostrar onde tem a vaga disponível em sua região.
  5. Depois, basta acompanhar no decorrer dos dias as mudanças das notas e ver se ainda a vaga é sua, caso mude, você pode alterar quantas vezes quiser o curso e universidade escolhida.
  6. Depois basta esperar o resultado que deve ser divulgado após a data de encerramento.

sisu 2017 passo 5 1024x461 - SISU do 2º Semestre está aberto: Quase 52 mil vagas abertassisu 2017 passo 4 - SISU do 2º Semestre está aberto: Quase 52 mil vagas abertassisu 2016 passo 3 - SISU do 2º Semestre está aberto: Quase 52 mil vagas abertas

Calendário Oficial

  • Inscrições: Até 1º de junho
  • Chamada regular: 5 de junho
  • Prazo para entrar na lista de espera: 5 de junho a 19 de junho
  • Matrícula da chamada regular: 9 de junho a 13 de junho
  • Convocação dos candidatos da lista de espera: a partir de 26 de junho

Dúvidas Frequentes

Para que você possa tirar as dúvidas referente a como funciona o processo de seleção do SISU, abaixo explicaremos um pouco sobre as principais dúvidas.

inscricao sisu 2017 2 - SISU do 2º Semestre está aberto: Quase 52 mil vagas abertas

  • Como é calculada a nota de corte?

O calculo é feito com base na concorrência, ou seja, quanto mais candidatos mais concorrência e assim, os que tem uma melhor nota, serão aprovados. Por isso, é importante acompanhar até o último dia

  • Cotas

Para essa seleção, 37,5% das vagas serão destinadas para a Lei das Cotas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas.

  • Qual a diferença do Prouni

O SISU é um sistema de seleção unificada, ou seja, as instituições públicas selecionam através da nota do ENEM, ou seja, não tem custos e nem abatimentos, diferentemente do que acontece com o Prouni.

Documentos para Matrícula

Se você for selecionado, deverá comparecer a instituição de ensino. Cada universidade necessita de documentos diferenciados, portanto, é importante entrar em contato com a instituição ou no sistema do SISU e ver quais serão os documentos necessários para a matrícula

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *