SISU 2018: Cronograma, Inscrições

O Sisu 2018 vai oferecer 239.601 vagas no ensino superior gratuito em todo o Brasil, em 130 instituições, entre as quais algumas das principais universidades federais e institutos federais de educação. Quer saber como participar da seleção? Confira todas as informações a seguir!

SISU 2018
SISU 2018: Cronograma, Inscrições (Foto: Reprodução Inep)

Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada realiza a seleção de alunos para instituições de ensino superior públicas, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como o principal critério.

Algumas das principais universidades federais e estaduais do Brasil já utilizam o Sisu como forma de ingresso de novos alunos, substituindo o vestibular tradicional. Entre elas, estão a UFRJ, USP, UNIFESP, UFMG, UnB, UFBA, UFOP, UFPR e UFSC.

Inscrições Sisu 2018

As inscrições Sisu 2018 serão recebidas entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, por meio do site http://sisu.mec.gov.br/. Durante o período, os interessados poderão se candidatar às vagas para ingresso no primeiro semestre, tendo a possibilidade de escolher até duas opções de cursos e de modificá-las ao longo de todo o período de cadastro (será considerada válida a última inscrição confirmada).

inscrições Sisu 2018
A candidatura é feita somente via internet, no site do Sisu (Foto: Reprodução MEC)

Não é cobrada nenhuma taxa para participar do Sisu 2018, lembrando que os interessados em fazer faculdade pública e de graça devem ter participado, obrigatoriamente, do Enem 2017, sem ter zerado a redação. É necessário, inclusive, usar o número de inscrição e a senha do Enem para se cadastrar no processo seletivo.

No site do Sisu já é possível acessar a lista de cursos, as universidades participantes e as cidades contempladas com vagas. Para fazer a pesquisa basta clicar na opção “Pesquisar vagas” na página inicial.

Cronograma Sisu 2018

O resultado do Sisu 2018 primeiro semestre sai no dia 2 de fevereiro, data em que será divulgada a chamada regular do sistema de seleção do MEC. Quem for convocado deverá comparecer à instituição para a qual foi chamado entre os dias 5 e 7 de fevereiro, para efetivar a matrícula, apresentando toda a documentação exigida no edital.

Medicina Sisu 2018
O curso de Medicina costuma ter grande procura no Sisu (Foto: Reprodução MEC)

Aqueles que não tiverem sido aprovados nessa etapa poderão participar da lista de espera do Sisu 2018, devendo manifestar esse interesse confirmando tal opção na página do sistema, entre os dias 2 e 7 de fevereiro.

Caso haja vagas não preenchidas na primeira edição do Sisu 2018, os candidatos que fazem parte da lista de espera começarão a ser convocados a partir do dia 9 de fevereiro. O prazo final para essa convocação termina no dia 30 de abril. Os candidatos convocados na lista de espera deverão seguir o mesmo procedimento para efetivar a matrícula citado anteriormente.

O Sisu segundo semestre 2018 deve abrir inscrições entre os meses de junho e julho.

Como funciona o Sisu

Como funciona o Sisu? A seleção é realizada duas vezes por ano, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo. Durante o período de inscrições, as universidades e os institutos federais disponibilizam, no sistema do MEC, as vagas abertas em suas unidades.

A partir daí, o candidato faz login no sistema, usando o seu número de inscrição e a senha do Enem, tendo a possibilidade de escolher até dois cursos entre as vagas ofertadas, com a primeira opção sendo considerada a prioritária. Essas escolhas podem ser alteradas quantas vezes o candidato desejar, até o fim das inscrições.

SISU 2018
A Universidade de Brasília é uma das instituições participantes do Sisu (Foto: Reprodução UnB)

Ao fim das inscrições do Sisu, o MEC seleciona os melhores candidatos em cada curso, de acordo com as notas do Enem, e aqueles que forem selecionados devem comparecer à instituição escolhida para efetuarem a matrícula.

Vale destacar que algumas universidades adotam pesos diferentes para as notas, conforme a área do conhecimento. Além disso, há também a nota mínima para se candidatar a determinadas graduações. Outro detalhe ao qual você precisa ficar atento é à nota de corte do Sisu, que é a menor nota para ficar entre os selecionados de um curso.

É importante ressaltar ainda que muitas instituições contam com política de ações afirmativas, trazendo reserva de vagas e bônus na nota para alguns públicos (egressos de escolas públicas, negros, indígenas, etc.).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *