SISU 2018: Cronograma, Inscrições

O Sisu 2018 vai oferecer milhares de vagas no ensino superior gratuito em todo o Brasil, em várias universidades públicas e institutos federais de educação. Quer saber como participar da seleção? Confira todas as informações a seguir!

SISU 2018
SISU 2018: Cronograma, Inscrições (Foto: Reprodução Inep)

Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada realiza a seleção de alunos para instituições de ensino superior públicas, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como o principal critério.

Algumas das principais universidades federais e estaduais do Brasil já utilizam o Sisu como forma de ingresso de novos alunos, substituindo o vestibular tradicional. Entre elas, estão a UFRJ, USP, UNIFESP, UFMG, UnB, UFBA, UFOP, UFPR e UFSC.

Como funciona a seleção

Como funciona o Sisu? A seleção é realizada duas vezes por ano, sendo uma no primeiro semestre e outra no segundo. Durante o período de inscrições, as universidades e os institutos federais disponibilizam, no sistema do MEC, as vagas abertas em suas unidades.

A partir daí, o candidato faz login no sistema, usando o seu número de inscrição e a senha do Enem, tendo a possibilidade de escolher até dois cursos entre as vagas ofertadas, com a primeira opção sendo considerada a prioritária. Essas escolhas podem ser alteradas quantas vezes o candidato desejar, até o fim das inscrições.

SISU 2018
A Universidade de Brasília é uma das instituições participantes do Sisu (Foto: Reprodução UnB)

Ao fim das inscrições do Sisu, o MEC seleciona os melhores candidatos em cada curso, de acordo com as notas do Enem, e aqueles que forem selecionados devem comparecer à instituição escolhida para efetuarem a matrícula.

Vale destacar que algumas universidades adotam pesos diferentes para as notas, conforme a área do conhecimento. Além disso, há também a nota mínima para se candidatar a determinadas graduações. Outro detalhe ao qual você precisa ficar atento é à nota de corte do Sisu, que é a menor nota para ficar entre os selecionados de um curso.

É importante ressaltar ainda que muitas instituições contam com política de ações afirmativas, trazendo de reserva de vagas e bônus na nota para alguns públicos (egressos de escolas públicas, negros, indígenas, etc.).

Inscrições Sisu 2018

As inscrições Sisu 2018 ainda não começaram, mas quem quer fazer curso superior gratuito em universidade pública deve ficar atento à divulgação das informações por parte do MEC.

Caso o calendário seja semelhante ao das edições anteriores, as inscrições para o Sisu 1º semestre de 2018 devem acontecer no mês de janeiro, enquanto as inscrições Sisu 2018 2º semestre devem ocorrer entre os meses de junho e julho.

SISU 2018
As inscrições são feitas via internet (Foto: Pixabay)

Os cadastros são totalmente gratuitos e recebidos pelo site do Sisu: http://sisu.mec.gov.br/, lembrando que os interessados em fazer faculdade pública e de graça devem ter participado, obrigatoriamente, do Enem 2017, sem ter zerado a redação.

Cronograma Sisu 2018

Em breve, o MEC vai divulgar todo o cronograma da seleção, trazendo os detalhes sobre as datas do Sisu 2018, com informações sobre o período de inscrições, resultados (chamada regular e lista de espera) e matrículas.

Portanto, fique atento às notícias divulgadas no site do MEC e na página do Sisu, para não perder o prazo para participar dessa concorrida seleção.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *