Inscrições SISU 2017: Passo a Passo para escolher seu curso

Enfim chegou a hora de tentar uma oportunidade em uma universidade através do SISU, que é um programa do Governo Federal que visa selecionar vários estudantes com as melhores notas do ENEM para Instituições Estaduais e também Federais do Ensino Superior. As inscrições estão abertas entre os dias 24 a 27 de janeiro e para conseguir fazer a Inscrição SISU 2017 é preciso que o estudante tenha feito o ENEM 2016.

Inscrições SISU 2017

Para que você consiga fazer sua inscrição de maneira rápida, segura e eficiente, escolhendo os melhores cursos de acordo com sua nota é preciso pensar e fazer o passo a passo com Calma, abaixo vamos explorar todas as etapas para que você consiga fazer sua inscrição.

Passo a Passo Inscrições SISU 2017

O primeiro passo é acessar ao site oficial do SISU 2017 através do link http://sisu.mec.gov.br/  nas datas indicadas para inscrição, ou seja, até dia 27 de janeiro. Após acessar ao site, serão solicitados os seus dados do Enem 2016 e também a senha que cadastrou, caso tenha esquecido, fique tranquilo (a), você pode recuperá-la diretamente no site do INEP.

Cadastrando os Cursos e Universidades no SISU 2017

Fazendo seu Login, você terá mais uma etapa a ser cumprida. Ela deve ser feita em Ordem de Preferência, ou seja, qual curso você deseja fazer e em qual universidade, sempre colocando as opções que você mais deseja fazer, pois, caso sua nota atinja, você não terá que escolher, vai ser escolhida a primeira opção.

Vale ressaltar que o candidato pode alterar quantas vezes quiser, caso decida mudar de ideia, ou se a nota não seja válida, porém, lembre-se que apenas a última inscrição será válida. Quando acabarem as inscrições, o SISU 2017 divulgará a lista dos aprovados, por ordem de classificação de acordo com as notas do ENEM.

1 Passo: Acessar ao site oficial e clicar em Inscrição:

sisu 2017 passo 1 - Inscrições SISU 2017: Passo a Passo para escolher seu curso

2 Passo: Preencha todos os seus dados corretamente do Enem, caso não tenha, pode recuperar no site do ENEM:

sisu 2017 passo 2 - Inscrições SISU 2017: Passo a Passo para escolher seu curso

3 Passo: Você terá que escolher os cursos que deseja fazer por ordem:
sisu 2016 passo 3 - Inscrições SISU 2017: Passo a Passo para escolher seu curso

4 Passo: Você deve começar a escolher os seus cursos, pode optar por buscar por curso ou Instituição, como mostram as 2 imagens abaixo:

sisu 2017 passo 4 - Inscrições SISU 2017: Passo a Passo para escolher seu curso

sisu 2017 passo 5 - Inscrições SISU 2017: Passo a Passo para escolher seu curso

5 Passo: Escolher o Curso que deseja fazer e colocar como opção, preste bem atenção nas vagas disponibilizadas.

sisu 2017 passo 6 - Inscrições SISU 2017: Passo a Passo para escolher seu curso

6 Passo: Ao se inscrever, você terá mais informações, sua nota de corte e como funciona, depois de escolhido, busque a segunda opção de curso, conforme mostram as 2 imagens abaixo.

sisu 2017 passo 8 1024x535 - Inscrições SISU 2017: Passo a Passo para escolher seu cursosisu 2017 passo 7 1024x557 - Inscrições SISU 2017: Passo a Passo para escolher seu curso

Como funcionam as Notas Mínimas do SISU 2017

Se você está com medo de escolher o curso por causa da sua nota do ENEM fique tranquila, pois além de alterar você perceberá que alguns cursos terão uma nota mínima para conseguir concorrer a uma das vagas, caso não atinja, pode optar por outra universidade ou até mesmo curso.

Tirei 0 na redação, posso participar do SISU 2017?

Não pode, de acordo com as regras, se você zerou, não pode participar.

Notas de Cortes e Acompanhamento Diário

Vale ressaltar que o candidato deve estar atento diariamente as mudanças, pois as notas de cortes vão mudando de acordo com os dias, ou seja, até o fim da inscrição, você pode ter perdido sua vaga em uma instituição, mas pode escolher outra, desde que ainda esteja abertas as inscrições.

sisu 2017 - Inscrições SISU 2017: Passo a Passo para escolher seu curso

Por isso, é preciso abrir o site várias vezes durante o dia e ir modificando sua inscrição, assim, suas chances aumentam bastante para conseguir uma das oportunidades dentro do SISU 2017;

Reserva de Vagas para Cotas no SISU 2017

Se você está no sistema de Cotas (afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública, entre outros), pode concorrer no formato de cotas e concorrerá apenas com candidatos que solicitaram. Vale ressaltar que todos os pedidos terão que apresentar documentos que comprovem sua necessidade pelas cotas.

Resultado SISU 2017

Os resultados serão feitos automaticamente através do sistema de Notas do SISU 2017, vale ressaltar que serão feitas apenas uma chamada para o dia 30 de janeiro, os aprovados devem se matricular entre os dia 03 a 07 de fevereiro na universidade escolhida.

Caso o candidato não seja escolhido, poderá optar por uma segunda chamada que será efetuada até dia 10 de fevereiro.

 

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *