Nota de Corte Sisu Direito: Como Calcular

O curso de Direito faz parte da lista das graduações mais procuradas no Sisu. Por isso, se você está de olho em uma vaga nessa área, precisa ficar atento à nota de corte utilizada para realizar a seleção dos novos alunos.

Nota de Corte Sisu Direito
Nota de Corte Sisu Direito: Como Calcular (Foto: Pixabay)

Realizado pelo Ministério da Educação a cada semestre, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) distribui milhares de vagas para cursos superiores gratuitos, em instituições de ensino superior públicas de todo o Brasil.

As vagas do Sisu, distribuídas em algumas das principais universidades públicas do país, são exclusivas para quem participou da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com a seleção tendo como parâmetro as notas obtidas pelos candidatos.

Como calcular a nota de corte

O que é a nota de corte do Sisu? Trata-se da menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para um curso. Ou seja, se uma determinada graduação tem nota de corte de 600 pontos, por exemplo, os interessados em disputar uma vaga naquela área precisam ter, no mínimo, essa pontuação.

Sisu 2018 nota de corte
As inscrições para o Sisu 2018 abrem em janeiro (Foto: Reprodução MEC)

O cálculo da nota de corte do Sisu é feito pelo próprio sistema uma vez por dia, durante o período de inscrição, para cada curso, com base no número de vagas abertas e no total de candidatos inscritos em cada graduação, por modalidade de concorrência.

Cabe ressaltar que ela funciona apenas como uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da sua inscrição, não servindo de garantia de seleção para a vaga em questão.

Notas de corte para Direito no Sisu

Conforme explicamos acima, a nota de corte é calculada pelo Sisu com base nos dados dos inscritos. Por isso, não há como saber essa nota com antecedência (ela só é informada a partir do segundo dia de inscrição).

Mas se você vai concorrer a uma vaga para Direito no Sisu 2018, uma dica interessante é verificar as notas de corte para Direito em edições anteriores do Sisu, o que pode dar uma noção da média de pontuação que será necessária para entrar na faculdade desejada.

nota de corte Direito UFF
Em 2017, o curso de Direito da UFF teve nota de corte de 831,20 (Foto: Reprodução UFF)

Uma das notas de corte para Direito mais altas na edição 2017 do Sisu foi 831,20, na UFF (Universidade Federal Fluminense), enquanto uma das mais baixas foi 669,67, na UEPB (Universidade Estadual da Paraíba).

Para conferir as notas de outros anos basta acessar o site da universidade que você pretende estudar e procurar por essa informação, lembrando que as notas de corte atualizadas estarão disponíveis durante o período de inscrição do Sisu.

Sisu 2018

A primeira edição do Sisu 2018 vai disponibilizar um total de 239.601 vagas, em 130 universidades públicas. O período de inscrições estará aberto de 29 de janeiro a 1º de fevereiro, e os cadastros serão recebidos no site http://sisu.mec.gov.br/.

Os interessados devem ter participado do Enem 2017 e tirado nota acima de zero na redação. Cada candidato pode se inscrever para até duas opções de cursos, especificando a ordem de preferência e o turno desejado.

Maiores informações podem ser obtidas no edital do Sisu 2018.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *