Teste Vocacional 2018: Como fazer

Qual curso superior devo fazer? Que profissão combina melhor com a minha personalidade? Para responder a essas perguntas, uma boa alternativa é fazer o teste vocacional, que pode ajudar muitas pessoas na hora de tomar decisões a respeito do seu futuro profissional.

Teste Vocacional 2018
Teste Vocacional 2018: Como fazer (Foto: Pixabay)

Bastante procurado por adolescentes que estão no ensino médio e jovens prestes a começar a vida acadêmica ou a carreira profissional, o teste de orientação vocacional é uma das formas de identificar habilidades e aptidões que você possui, e verificar com qual área elas mais combinam.

Apesar de ser mais utilizado pelo público jovem, o teste de vocação também pode ser útil para os adultos, especialmente para aqueles que querem mudar de profissão ou descobrir novas áreas de interesse.

Para que serve o Teste Vocacional

Descobrir aptidões e verificar com qual área do conhecimento a sua personalidade mais combina é um dos objetivos do teste vocacional 2018, que costuma ser muito utilizado por estudantes matriculados no último ano do nível médio e alunos de cursinhos preparatórios.

Teste Vocacional 2018
Vários testes vocacionais gratuitos estão disponíveis na internet (Foto: Reprodução G1)

Normalmente, eles são compostos por questões que possibilitam recolher informações sobre as preferências do participante, suas características psicológicas e reações em determinadas situações, para traçar o seu perfil.

Apesar de ajudar a conhecer as habilidades, vocações e preferências, o teste de vocação não obriga ninguém a seguir determinada profissão só porque os resultados apontaram para ela, ainda mais que, hoje em dia, os profissionais polivalentes são cada vez mais valorizados.

Teste Vocacional online grátis

Onde fazer teste vocacional 2018? Uma ótima pedida está nos testes vocacionais online, a maioria deles disponíveis de graça, que você pode fazer a qualquer momento, sem precisar sair de casa.

Confira algumas das melhores opções de teste vocacional online gratuito:

Como fazer teste vocacional? Basta escolher uma das opções acima (você pode testar todas elas, se quiser) e responder às perguntas com sinceridade e sem pressa. Na maior parte dos sites dá para fazer o teste sem se cadastrar e informar dados pessoais.

Ao final do teste, será mostrado o resultado e uma breve análise do seu perfil, além das carreiras que combinam com a sua personalidade.

Teste Vocacional 2018
O teste vocacional pode ajudar o jovem a escolher a melhor carreira (Foto: Pixabay)

Teste Vocacional presencial

Os testes de vocação pela internet podem ser considerados muito genéricos, sem trazer análises mais aprofundadas. Nesse caso, se você prefere uma avaliação mais completa, a melhor alternativa é fazer o teste vocacional 2018 presencial, geralmente aplicado por psicólogos e profissionais especializados na área.

Esse teste mais personalizado pode ser encontrado em clínicas de psicologia e estabelecimentos do tipo, e costuma ser aplicado também nas escolas de ensino médio e cursinhos preparatórios para vestibular e Enem.

Vale lembrar que, nesse caso, pode ser necessário pagar pelo teste. Além disso, os resultados costumam demorar um pouco mais para serem divulgados.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *