Tabela INSS 2018: Confira como vai ficar os pagamentos

A tabela INSS 2018 já foi divulgada pelo governo federal, trazendo o cronograma do depósito dos valores referentes aos benefícios que devem ser pagos durante todo o ano. Confira os detalhes a seguir e fique atento às datas!

Tabela INSS 2018
Tabela INSS 2018: Confira como vai ficar os pagamentos (Foto: Reprodução internet)

Um dos principais órgãos públicos federais, o Instituto Nacional do Seguro Social é responsável pela regulação de diversos benefícios. Entre eles estão as aposentadorias e as pensões, que são pagas mensalmente a milhões de brasileiros.

Quem tem direito a receber tais benefícios precisa ficar sempre atento às datas de pagamento do INSS, para que possa ir ao banco efetuar o saque no dia certo. Dessa forma, é possível evitar erros como passar horas na fila e sair de lá sem receber.

Tabela INSS 2018: Calendário de Pagamentos

O calendário de pagamentos de benefícios do INSS 2018 segue, basicamente, a mesma sequência de outros anos, estando dividido em duas categorias: a dos beneficiários que recebem até um salário mínimo e a dos beneficiários que ganham mais de um salário mínimo.

Pelo cronograma, as pessoas que ganham até um salário irão receber o benefício entre os cinco últimos dias úteis do mês da competência e os cinco primeiros dias úteis do mês seguinte. No caso do pagamento referente a janeiro, por exemplo, os depósitos acontecerão nos dias 25, 26, 29, 30 e 31 de janeiro, 1º, 2, 5, 6 e 7 de fevereiro.

calendário INSS 2018
Calendário de pagamento do INSS 2018 (Foto: Divulgação INSS)

Já os beneficiários com direito a receber mais de um salário mínimo terão os depósitos efetuados nos cinco primeiros dias úteis do mês seguinte. Seguindo essa linha, o pagamento de janeiro estará disponível nos dias 1º, 2, 5, 6 e 7 de fevereiro.

Confira a tabela de pagamentos INSS 2018 completa na imagem acima, lembrando que as datas de pagamento das duas categorias variam conforme o número final do benefício, excluindo-se o dígito.

Tabela INSS 2018: Alíquotas

Quando se fala em tabela do INSS, há também a tabela de contribuição mensal, por meio da qual é feito o cálculo da contribuição a ser paga ao INSS, cuja alíquota depende da faixa de salário.

A tabela de contribuição do INSS 2018 ainda não foi atualizada pelo órgão, o que deve acontecer nas próximas semanas. Enquanto ela não traz os valores referentes ao salário mínimo 2018, você pode usar a última tabela em vigor, que é a de 2017.

É importante ressaltar que há uma tabela para as categorias de empregado, empregado doméstico e trabalhador avulso e outra para contribuinte individual e facultativo.

Veja as tabelas de contribuição INSS 2017 separadas por categoria nas imagens abaixo:

tabela alíquotas INSS
Tabela de contribuição do INSS (Foto: Reprodução INSS)
tabela de contribuição mensal inss
Contribuinte individual e facultativo (Foto: Reprodução INSS)

Novo salário mínimo 2018

O valor do salário mínimo 2018 entrou em vigor no dia 1º de janeiro, passando a ser de R$ 954,00, aumento de 1,81% em relação aos R$ 937,00 que eram pagos em 2017. Esse reajuste vai alterar a tabela de contribuições e também os valores de benefícios como seguro desemprego e abono salarial.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *