Secretaria Digital: Como funciona

Consultar o boletim online, acompanhar o calendário escolar e a frequência dos alunos são alguns dos serviços disponíveis na Secretaria Digital, ferramenta lançada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Secretaria Digital
Secretaria Digital: Como funciona (Foto: Reprodução Secretaria Escolar Digital)

Totalmente gratuita e personalizada para cada usuário, a plataforma surgiu com a proposta de ampliar a interação entre estudantes, pais, professores e outros profissionais da educação, utilizando um ambiente virtual cheio de recursos.

A novidade está disponível para todos os alunos das escolas públicas que compõem a rede estadual de ensino do estado de São Paulo, podendo ser acessada por meio do computador, smartphone ou tablet, a qualquer hora do dia.

Serviços para alunos e pais

É aluno de escola pública estadual de São Paulo? Através da Secretaria Escolar Digital (SED) você pode, por exemplo, acessar o boletim via internet, se programar para eventos importantes acompanhando o calendário escolar (provas, trabalhos, etc.), verificar o número de faltas, criar e-mail e muito mais.

Secretaria Digital
A plataforma beneficia todos os alunos da rede pública estadual de SP (Foto: Reprodução Secretaria Escolar Digital)

Já os pais e responsáveis ganham uma ferramenta importante para acompanhar a vida escolar dos filhos mesmo à distância, visualizando todas as informações na tela do computador ou do celular conectado à internet.

Para eles, a Secretaria Digital disponibiliza o acesso ao serviço conhecido como “Caderno do Aluno”, que permite consultar as notas e frequência dos alunos a partir do ano letivo de 2014, as ocorrências registradas na instituição, as avaliações e o calendário de eventos da unidade.

Serviços para professores

No caso dos professores, os serviços online da Secretaria Escolar Digital incluem ferramentas para lançar as notas dos alunos e registrar ocorrências e outras informações encontradas no boletim convencional, que ficarão disponíveis para os demais usuários.

Diretores, inspetores, supervisores e outros profissionais da escola podem acompanhar a distribuição das aulas em cada unidade de ensino, emitir comunicados aos funcionários e enviar mensagens para os pais a respeito da vida escolar dos filhos, além de informá-los sobre o agendamento de reuniões.

E há ainda mais recursos disponíveis no site da Secretaria Digital, como o acesso às ferramentas do Google e da Microsoft para estudantes e professores da rede estadual de São Paulo.

Secretaria Digital
Para acessar os serviços é preciso se cadastrar (Foto: Reprodução Secretaria Escolar Digital)

Como consultar

Para consultar boletim das escolas públicas estaduais de São Paulo você deve acessar o site https://sed.educacao.sp.gov.br/ e clicar na opção “Boletim Escolar”. Em seguida, será preciso informar o ano letivo, digitar o RA (Registro do Aluno) e a data de nascimento do aluno.

Se os dados estiverem corretos, o sistema disponibilizará escola e turma do aluno, e você deverá seguir as instruções para acessar o boletim online, que poderá ser visualizado na tela, salvo em PDF e impresso.

A consulta aos outros serviços disponíveis na página é liberada mediante a utilização de senha. Basta seguir as orientações no site da SED, lembrando que os pais devem fazer um cadastro junto à secretaria da escola antes de acessar o sistema pela primeira vez.

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona a Secretaria Escolar Digital ou a respeito de como acessar o sistema, entre em contato com a Secretaria de Educação, pelo telefone 0800-77-00012.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *