Resultado Encceja 2017: Como consultar

Participou do Encceja 2017 e está interessado em saber como consultar o resultado do exame, aplicado em todo o Brasil, para a certificação de nível fundamental e médio? Então, continue a leitura e confira as dicas para verificar as suas notas!

Resultado Encceja 2017
Resultado Encceja 2017: Como consultar (Foto: Reprodução INEP)

A edição 2017 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) aconteceu no dia 19 de novembro, data em que as provas foram aplicadas em mais de 500 municípios de todas as regiões.

De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pelo exame, o número de inscrições foi de 1.575.561 pessoas, das quais mais de 50% não compareceram para fazer as provas. Ainda segundo o órgão, a abstenção foi similar à das edições mais recentes.

Como consultar o resultado do Encceja 2017

O resultado do Encceja 2017 ainda não saiu, mas quem participou do exame e está ansioso para saber que nota tirou poderá conferir o boletim individual via internet, assim que ele for divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Para conferir as notas do Encceja 2017 online você deve acessar a página do participante do exame, no endereço eletrônico http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/loginParticipante e digitar o número do seu CPF, além da senha cadastrada.

notas encceja 2017
Para consultar as notas é preciso fazer login no sistema (Foto: Reprodução INEP)

A seguir, selecione a figura definida pelo sistema e clique em “Enviar”. Depois que entrar em sua página, é só procurar pelo resultado, no menu do sistema, para visualizar as suas notas.

Caso não se lembre da senha cadastrada, clique na opção “Esqueci minha senha” e siga as instruções mostradas na página para recuperar o seu código, pois somente com ele é possível ter acesso ao resultado.

Até o momento em que produzimos esse post, o MEC ainda não havia definido a data de divulgação do resultado do Encceja 2017. Para maiores informações, você pode entrar em contato com o órgão, no site www.mec.gov.br ou pelo telefone 0800-61-61-61.

Para que serve o Encceja

O Encceja é um exame gratuito e voluntário que permite tirar os diplomas dos níveis fundamental e médio, sendo indicado para as pessoas que, por algum motivo, não concluíram os estudos regulares na idade adequada.

As provas contam com questões fechadas que abrangem as disciplinas do ensino fundamental e do ensino médio regulares, além de uma redação. Quem alcançar o rendimento mínimo definido pelo MEC ganha o direito a solicitar o diploma desejado.

Com o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio em mãos, você pode dar continuidade aos estudos, fazendo um curso técnico ou superior, por exemplo, além de aumentar as chances de conseguir um emprego.

encceja 2017 consultar resultado online
Consulte a sua nota e veja se você tem direito a solicitar o certificado de nível fundamental / médio (Foto: Pixabay)

Encceja 2018

Perdeu a edição passada do exame ou quer uma nova chance para tirar o diploma? Uma nova edição está prevista para acontecer em 2018. As inscrições devem começar a ser recebidas no segundo semestre, por meio do site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial (o cronograma completo sai nos próximos meses).

Interessados em participar do Encceja 2018 devem ter, no mínimo, 15 anos de idade, para tirar o diploma de nível fundamental, ou pelo menos 18 anos, caso o interesse seja pela certificação de nível médio.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *