Provas Saresp 2017: Como vai funcionar

A Secretária da Educação do Estado de São Paulo vai aplicar, nos dias 8 e 9 de novembro, a edição 2017 da prova Saresp, para mais de 1 milhão de alunos da educação básica, que terão o rendimento escolar avaliado.

Provas Saresp 2017
Provas Saresp 2017: Como vai funcionar (Foto: Divulgação Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

Mas o que é o Saresp? Trata-se de uma ferramenta de avaliação externa adotada pela Secretaria, cujos dados subsidiam o planejamento de professores e ajudam a definir as metas das escolas estabelecidas pelo Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), além do cálculo do bônus por mérito dos servidores.

Na edição 2016 do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), os resultados mostraram que houve avanço no desempenho dos estudantes, quando comparado com as notas médias obtidas em 2015.

Como funciona as Provas Saresp 2017

O Saresp 2017 contará com a participação de alunos de 5 mil escolas da rede de educação básica de São Paulo, que terão os domínios e habilidades básicas em Matemática e Língua Portuguesa avaliadas pela Secretaria.

Quem deve fazer o Saresp? As provas serão aplicadas aos alunos regularmente matriculados nos seguintes anos/séries:

  • 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental
  • 3ª série do Ensino Médio

No dia 8 de novembro, primeira data do exame, os alunos do 3º e 5º anos do nível fundamental farão a prova de Língua Portuguesa, enquanto os demais participantes serão avaliados com as questões de Matemática.

provas saresp 2017 como vai funcionar 1 - Provas Saresp 2017: Como vai funcionar
Alunos dos ensinos fundamental e médio terão o rendimento escolar avaliado (Foto: Divulgação Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

Já no dia 9, as provas de Matemática serão aplicadas aos estudantes do 3º e do 5º anos, ao mesmo tempo em que os matriculados no 7º e 9º anos do ensino fundamental e os alunos da 3ª série do nível médio terão que fazer a prova de Português.

É importante destacar que os alunos farão as provas na própria escola em que estudam, sem a necessidade de se deslocar para outros locais, respeitando as classes e turnos em que estão matriculados atualmente. Haverá provas nos períodos da manhã, tarde e noite.

Para garantir a licitude e a transparência do processo, cada sala terá a presença de representantes de pais de alunos ou responsáveis e de fiscais externos, além do professor aplicador.

Como serão as provas

As provas do Saresp são desenvolvidas conforme o documento “Matrizes de Referência para a Avaliação” e de acordo com o nível de escolaridade dos alunos. Seguindo esse conceito, os testes terão os seguintes formatos:

Estudantes do 3º ano do ensino fundamental

  • Prova de Matemática: 13 questões de resposta construída (dissertativa) e 5 questões de múltipla escolha.
  • Prova de Língua Portuguesa: 8 questões de resposta construída (dissertativa) e 5 questões de múltipla escolha.

Demais participantes

  • Prova de Matemática: 24 questões de múltipla escolha.
  • Prova de Língua Portuguesa: 24 questões de múltipla escolha.
provas saresp 2017 como vai funcionar 2 - Provas Saresp 2017: Como vai funcionar
As provas acontecerão nos dias 8 e 9 de novembro (Foto: Divulgação Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

Resultados

Os resultados da avaliação do Saresp são consolidados em boletins que levam em conta as notas de todos os estudantes de uma instituição que participaram do exame para definir uma média, ou seja, não há boletins individuais.

Esses boletins são separados por escolas estaduais e também as unidades municipais, particulares e técnicas que aderiram à avaliação, e podem ser consultados no site do Saresp

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *