Previdência Social: Extratos, Aposentadoria

Precisando tirar o extrato do INSS? A Previdência Social disponibiliza esse e uma série de outros serviços via internet, permitindo que aposentados, pensionistas e outros beneficiários tenham acesso a dados importantes sem sair de casa.

Previdência Social
Previdência Social: Extratos, Aposentadoria (Foto: Reprodução Previdência Social)

Anteriormente, para tirar extrato de pagamento de benefício, extrato de empréstimo consignado e agendar perícias, entre outros serviços, era necessário comparecer às agências da Previdência Social. Mas com o lançamento do novo site do INSS, você pode ter acesso a tudo isso na tela do computador, do tablet ou do smartphone.

Chamado de “Meu INSS”, o novo site reúne diversos serviços online do Instituto Nacional do Seguro Social, como o Extrato Previdenciário (CNIS), Histórico de Crédito, Extrato de Empréstimos e Extrato de Imposto de Renda, entre outros.

Como se cadastrar

Para tirar extrato do INSS e acessar os demais serviços online da Previdência Social, é necessário fazer cadastro no site Meu INSS, preenchendo um formulário simples e prestando algumas informações solicitadas pelo órgão.

Previdência Social
Para efetuar as consultas online é preciso se cadastrar (Foto: Reprodução Previdência Social)

Confira o passo a passo para se cadastrar no site do INSS e fazer consultas online de extratos:

  • Passo 1: Acesse o site https://meu.inss.gov.br/ e clique no ícone “Área do Usuário”, localizado no canto superior direito da página.
  • Passo 2: Clique em “Login” e em seguida escolha a opção “Cadastre-se”.
  • Passo 3: Agora, digite os dados solicitados (CPF, data de nascimento, nome completo, etc.), marque a caixa “Não sou um robô” e clique em “Próximo”.
  • Passo 4: Na sequência, você terá que responder a diversas perguntas trabalhistas e previdenciárias. Escolha a resposta correta e clique em “Próximo” até finalizar.
  • Passo 5: Ao final, o sistema irá gerar uma senha provisória, com a qual você vai concluir o cadastro e substituí-la pela sua senha pessoal.

Durante o cadastro, pode acontecer algum erro no sistema. Caso isso ocorra, você deve tentar novamente, do início. Vale ficar atento também às respostas, pois se o usuário errar alguma delas terá que entrar em contato com o INSS pelo telefone 135, para liberar a senha.

Como tirar extratos online na Previdência Social

Feito o cadastro no sistema, volte à página de login, escolha o tipo de extrato desejado e utilize a sua senha para ter acesso ao documento, no qual você pode conferir todos os lançamentos realizados em seu benefício, detalhando os valores e as datas de pagamento.

A consulta online de extrato INSS pode ser feita na opção “Histórico de Crédito de Benefício”, lembrando que esse extrato também serve para comprovar a renda do beneficiário.

Além do extrato de aposentado, extrato de pensionista e histórico de pagamento, com a senha você também pode acessar todos os outros serviços online do site Meu INSS.

Previdência Social
Nova página de serviços online do INSS (Foto: Reprodução Previdência Social)

Tirar extrato pessoalmente

Teve algum problema para fazer a consulta online do extrato INSS? O documento também pode ser emitido nos caixas eletrônicos do banco em que você recebe o benefício, com a utilização do cartão e da senha usada para sacar o dinheiro.

Em caso de dúvidas, entre em contato a Previdência, pelo telefone 135, ou procure a agência de atendimento mais próxima (endereços e telefones estão disponíveis no site da Previdência Social).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *