Pis Idoso 2018: Como vai funcionar?

Em 2018, o governo dará continuidade ao pagamento do Pis para idosos, iniciado no segundo semestre de 2017, benefício disponibilizado para milhões de pessoas em todo o Brasil. Se você tem dúvidas a respeito desse programa, continue a leitura e descubra todas as informações!

Pis Idoso 2018
Pis Idoso 2018: Como vai funcionar? (Foto: Pixabay)

Na primeira etapa de saques das cotas do Pis/Pasep foram pagos mais de R$ 2,22 bilhões a 1,7 milhão de beneficiários, de acordo com os dados do Ministério do Planejamento. E com a nova Medida Provisória 813/17, mais R$ 7,8 bilhões estarão disponíveis para pagamento, beneficiando 4,5 milhões de idosos.

Administrado pela Caixa Econômica Federal, o Programa de Integração Social (PIS) foi criado com o intuito de integrar o funcionário do setor privado ao desenvolvimento da empresa. Já o Programa de Formação de Patrimônio do Servidor Público (Pasep), gerenciado pelo Banco do Brasil, tem como foco os empregados do setor público.

Como funciona o Pis Idoso 2018

Criado no início da década de 1970, o Fundo Pis/Pasep só disponibilizava o saque total dos recursos a partir do momento em que o contribuinte completasse 70 anos de idade, se aposentasse, ficasse inválido ou tivesse doença grave. Mas algumas medidas provisórias flexibilizaram tais restrições.

Com as mudanças, a idade mínima para saque foi reduzida para 60 anos, mas o benefício só é liberado para quem contribuiu com o Pis/Pasep até 4 de outubro de 1988. Ou seja, se você trabalhou de carteira assinada ou era funcionário público entre 1971 e 1988, e tem a idade mínima definida pelo governo, tem direito ao benefício, desde que ainda não fez o saque integral.

cotas do Pis Pasep
O benefício é para quem tinha carteira assinada até 4 de outubro de 1988 e tem mais de 60 anos idade atualmente (Foto: Reprodução internet)

O benefício não é oferecido para quem contribuiu com o fundo após 4 de outubro de 1988 devido às alterações feitas pela Constituição. A partir dessa data, as contribuições do Pis/Pasep das empresas começaram a ser destinadas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que paga o abono salarial e o seguro-desemprego.

Os valores das cotas Pis/Pasep são proporcionais ao salário recebido no período e ao tempo de serviço.

Saque para herdeiros

Herdeiros de cotistas do Pis/Pasep falecidos também poderão sacar o benefício, desde que apresentem a documentação comprovando o direito ao recebimento dos recursos (certidão de óbito, certidão ou declaração de dependentes ou escritura pública de inventário, entre outros).

calendário Pis Pasep 2018
O pagamento das cotas Pis Pasep começa em janeiro (Foto: Pixabay)

Os parentes devem verificar a disponibilidade do benefício consultando o saldo do Pis na Caixa (www.caixa.gov.br/cotaspis) ou verificando o saldo do Pasep no Banco do Brasil (www.bb.com.br/pasep).

Calendário de pagamentos

O calendário do Pis Idoso 2018 já foi divulgado pelo governo. Confira as datas:

  • A partir de 8 de janeiro: saque disponível para mulheres com 62 anos ou mais e homens a partir de 65 anos de idade;
  • Dia 22 de janeiro: crédito em conta corrente para idosos com 60 anos de idade ou mais;
  • A partir de 24 de janeiro: saque para idosos com idade a partir de 60 anos;
  • Em qualquer data, sem a necessidade de seguir calendário: saque para idosos com 70 anos ou mais, aposentados e herdeiros de cotistas falecidos.

Para maiores esclarecimentos sobre o Pis entre em contato com a Caixa, pelo telefone 0800-726-0207. No caso de dúvidas sobre o Pasep, contate o Banco do Brasil pelos números 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-729-0001 (demais localidades).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *