Passe Livre Estudantil SP: Quem tem direito de pedir

Os gastos com transporte têm aumentado cada vez mais, dificultando a vida dos estudantes que moram longe da escola. Mas para quem vive em São Paulo, uma maneira de economizar é utilizando o Passe Livre Estudantil, disponibilizado pela prefeitura municipal.

passe estudantil sp 2018 - Passe Livre Estudantil SP: Quem tem direito de pedir

Fazendo uso desse benefício, o estudante tem direito à gratuidade ou a pagar meia passagem quando utiliza o transporte municipal, incluindo ônibus, trem e metrô, o que proporciona uma boa economia no final do mês.

Passe Livre Estudantil

Recentemente, o programa de gratuidades para estudantes no transporte de São Paulo passou por mudanças, e para esclarecer algumas dúvidas preparamos o artigo a seguir. Confira!

Como funciona

Com as novas regras do Passe Livre Estudantil de São Paulo, em vigor desde o dia 1º de agosto, os alunos de instituições de ensino que exigem presença cinco dias por semana receberão 48 cotas mensais para usar o benefício, enquanto os alunos de instituições cuja presença obrigatória é de uma vez por semana passam a ter direito a 10 cotas por mês.

Cada cota possibilita até quatro embarques durante o período de duas horas. Quem pega mais de um ônibus durante o trajeto, por exemplo, não paga a passagem em nenhuma viagem. Ou seja, para ir e voltar da escola ou faculdade, o beneficiário usará pelo menos duas cotas por dia.

Vale ressaltar que, durante os meses de julho e dezembro, época de férias escolares, o número de cotas é reduzido pela metade, de acordo com a quantidade recebida pelo aluno. Por isso, você deve ficar atento ao usar o benefício durante esses períodos.

Outro detalhe importante é que não se trata de um benefício acumulativo. Dessa forma, não existe a possibilidade de transferir o saldo de cotas de um mês para o outro. Em contrapartida, se as cotas terminarem antes do fim do mês, você terá que pagar a tarifa integral até que o Bilhete Único para Estudante seja recarregado.

Quem tem direito à gratuidade

Têm direito ao transporte gratuito em São Paulo, por meio desse benefício específico, os seguintes grupos:

passe livre para estudante 1024x683 - Passe Livre Estudantil SP: Quem tem direito de pedir

  • Alunos matriculados no ensino fundamental e médio da rede pública;
  • Estudantes de cursos técnicos e profissionalizantes da rede pública;
  • Estudantes de universidades públicas com comprovação de baixa renda familiar (máxima de 1,5 salário mínimo per capita);
  • Universitários de instituições privadas de ensino superior, desde que beneficiários de programas como ProUni, Fies, Bolsa Universidade e Cotas Sociais;
  • Alunos de cursos técnicos e profissionalizantes da rede particular, com comprovação de baixa renda;
  • Universitários de instituições particulares, que não sejam beneficiários de programas do governo, mas que tenham baixa renda comprovada.

Onde solicitar

Para pedir o cartão do Passe Livre Estudantil SP, o primeiro passo é solicitar o benefício junto à instituição de ensino. Em seguida, você deverá fazer o cadastro online no site http://estudante.sptrans.com.br/ (opção “Revalidação/Solicitação”).

Após o preenchimento do formulário, será gerado um boleto de ativação da gratuidade, com a taxa para emitir o cartão. E assim que você recebê-lo, basta se dirigir a um equipamento de recarga do cartão para adquirir a cota de gratuidades para ônibus e a cota para trilho (metrô/CPTM).

Em caso de dúvidas sobre o Bilhete Único Estudante, entre em contato com a Prefeitura de São Paulo, por meio do telefone 156, ou com a SPTrans, no site http://www.sptrans.com.br/.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *