Novo Modelo de CPF: Como vai ser?

A Receita Federal já está disponibilizando o novo modelo de CPF, desenvolvido com o objetivo de diminuir os riscos de fraudes. Ainda não conhece o documento nem sabe quais vantagens ele traz? Continue a leitura e descubra todas as novidades!

Novo Modelo de CPF
Novo Modelo de CPF: Como vai ser? (Foto: Pixabay)

Um dos documentos mais importantes para os brasileiros, o Cadastro de Pessoas Físicas foi criado em 1965, quando era chamado de Registro de Pessoas Físicas, com o objetivo de coletar as informações dos contribuintes obrigados a declarar rendimentos e bens. A nomenclatura atual veio em 1968.

Desde então, ele já foi apresentado sob a forma do cartão CIC (Cartão de Identificação do Contribuinte) e do cartão CPF, na cor azul, que foi emitido até junho de 2011. E agora, o documento ganha essa nova versão, que traz como principal novidade o QR Code.

Como é o novo modelo de CPF

O novo CPF passa a trazer, no seu verso, um QR Code, uma espécie de código de barras bastante popular em todo o mundo, que serve para facilitar o processo de verificação da autenticidade do documento.

Novo Modelo de CPF
QR Code no CPF (Foto: Divulgação Receita Federal)

Na frente, o CPF com QR Code continua a trazer o nome completo do contribuinte, além da sua data de nascimento e o número de inscrição do CPF. O logo da Receita Federal também aparece no anverso.

É importante ressaltar que a novidade não será impressa em cartão, como os antigos cartões azuis do CPF. O contribuinte terá acesso à versão online do cartão, que pode ser impressa e plastificada.

As vantagens do novo CPF

Conforme a Receita Federal, há muitas vantagens do novo modelo de CPF, a começar pela já citada simplificação do processo de verificação de autenticidade, bastando apontar uma câmera de smartphone para o código. Anteriormente, era preciso acessar o site do órgão e digitar uma série de dados.

Dessa forma, diminuem-se as chances de fraudes com CPF, aumentando a segurança para bancos, lojas e empresas públicas, que poderão verificar a autenticidade do documento de maneira muito mais rápida e eficaz, sempre que se fizer necessário.

O QR Code no CPF pode ser encontrado tanto no comprovante de inscrição, que você imprime, plastifica e usa como cartão, quanto no comprovante de situação cadastral, que mostra a situação do documento perante a Receita Federal.

Novo Modelo de CPF
Você pode emitir o novo CPF online (Foto: Reprodução Receita Federal)

Como imprimir o novo CPF

Como tirar o novo modelo de CPF com QR Code? Basta acessar o site da Receita Federal e preencher o formulário eletrônico com todos os dados solicitados (nome completo, nome da mãe, número do título de eleitor, etc.). O serviço é totalmente gratuito.

Vale ressaltar que os cartões CPF e os comprovantes de CPF antigos continuam válidos, mesmo com a adoção do novo modelo, conforme a Receita Federal. Dessa forma, não é necessário correr para tirar a versão mais moderna, você só a emite se desejar.

Outra informação importante é que a troca do antigo modelo pelo novo não implica na geração de um novo número de CPF.

Para esclarecer quaisquer dúvidas é só entrar em contato com a Receita, via internet ou pelo telefone 146.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *