Nota Fiscal Paulista: Como funciona? Saldo e Extrato

A Nota Fiscal Paulista é um programa do Governo do Estado de São Paulo que beneficia contribuintes. Quando comprar no Estado mais populoso do Brasil basta pedir para que coloquem o seu CPF na nota e receberá créditos. No entanto, para que isso aconteça é preciso estar cadastrado no programa.

Nota Fiscal Paulista 2018

Como se cadastrar na Nota Fiscal Paulista?

O cadastro no programa é feito por meio da internet. Através do link http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br/ você preenche uma ficha de cadastro e faz a sua inscrição. Se algum dado não corresponder ao que tem na base de dados do programa você terá que corrigir encaminhando as informações para os locais indicados no site.

Passo 1 do cadastro

Para ter acesso ao login e a senha do sistema de consulta do programa Nota Fiscal Paulista o contribuinte vai precisar fazer a seleção da opção “Cadastre-se” através do portal da Nota Fiscal Paulista [Pessoa Física ou Pessoa Jurídica] ou a opção “Acesso ao sistema”. Depois desse passo clique no campo “Para se cadastrar”.

Passo 2 do cadastro

Depois dessa etapa é preencher os campos com as seguintes informações: CPF, data de Nascimento e nome da mãe (sem acentuação, pois acentos dão erros).

Passo 3 do cadastro

Nessa etapa do cadastro vai aparecer uma aonde o consumidor deverá fazer o preenchimento das suas informações mais completas, como por exemplo: endereço, telefone, e-mail e cadastrar sua senha de acesso ao sistema.

Um dos maiores problemas de comunicação com o contribuinte do programa é por conta de dados errados no momento de cadastro. Toda comunicação praticamente é realizada através do e-mail. Preste atenção ao fazer o cadastro do e-mail, pois se perder a senha é através dele que conseguirá uma nova.

Segundo o site da Nota Fiscal Paulistas “é de total responsabilidade do usuário que seja informado um e-mail válido, pois algumas funcionalidades do sistema ficarão indisponíveis”.

Consulta do saldo e extrato da Nota Fiscal Paulista

Após fazer o cadastro pedir para colocar o seu CPF em todas as compras que fizer no Estado de São Paulo, a consulta pode ser feita. O saldo e extrato dos seus créditos podem ser consultados ao colocar o número do seu CPF e senha assim que acessar esse link http://www.nfp.fazenda.sp.gov.br.

Como é feita a liberação de uso dos créditos?

Você pode pedir a declaração do seu CPF em compras feitas em empresas optantes do Simples Nacional nas aquisições de produtos no atacado e indústria ou até serviços. O acumulo dos créditos referentes aos documentos emitidos são acumulados e podem ser sacados de acordo com o mês do calendário do programa.

  • Se a nota for emitida entre Janeiro a Junho os créditos serão liberados para utilização no mês do contribuinte de Abril do ano seguinte;
  • Se a nota for emitida entre Julho a Dezembro os créditos serão liberados para a utilização no mês de Outubro do ano seguinte.

Mensalmente os prêmios são sorteados em dinheiro e eles são liberados em até 10 dias depois da divulgação do resultado.

O contribuinte tem 5 anos para usar o saldo da Nota Fiscal Paulista em dinheiro para pagamento do IPVA.

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *