IR2017: Passo a passo para fazer em casa

O governo federal liberou nessa quinta, 23/02, o download do programa que deve ser usado para realização do Imposto de Renda de 2017 (IR2017), que tem como referência o ano-base anterior, 2016.O prazo para entrega da declaração começa no dia 2 de março e termina em 28 de abril. Devem declarar o IR2017 todos os contribuintes que receberam mais de R$28.559,70 em rendimentos tributáveis no ano de 2016. Fique atento às mudanças do Imposto de Renda 2017 e faça sua declaração sem problemas!

IR2017

É importante se programar para enviar a declaração o quanto antes porque quanto mais cedo elas forem enviadas, mais cedo você também terá sua restituição do IR2017, que começará a ser paga no dia 16 de junho e terminará somente em dezembro. Lembrando sempre que idosos, deficientes e portadores de doença grave têm prioridade. Além disso, é sempre muito importante ficar atento porque quem não realizar a declaração no prazo terá que pagar uma multa, que poderá chegar a até 20% do imposto apurado e devido.

IR2017: Passo a passo para fazer em casa

  • Reúna todos os documentos que serão requisitados pelo sistema, sendo alguns deles:
    1. Informes de rendimentos (extrato do banco, salário, corretora de valores, etc);
    2. Comprovantes e recibos de despesas reembolsáveis (saúde, educação, etc);
    3. Documentos que comprovem compra e propriedade (ou posse) de veículos e imóveis.
    4. Documentos que comprovem o recebimento de outro tipo de rendimento (pensão, doações, herança, etc);
    5. Documentos que comprovem as transações feitas com ações em bolsa;
    6. Cópia da última declaração do IR;
    7. Comprovante de atividade profissional atual;
    8. Entre outros.
  • Baixe o programa gerador da declaração no site oficial da receita federal para o IR2017.
  • Preencha os dados requisitados, seguindo as orientações da própria receita federal. Fique atento para não digitar nenhum campo errado. Lembrando que você pode pedir a recuperação de declarações anteriores, mas deve imputar sempre os novos dados, referentes àquele ano.
  • Opte pelo modelo correto da sua declaração: completo ou simplificado. No modelo completo do IR2017 as despesas dedutíveis são deduzidas uma a uma. Já no modelo simplificado, é aplicado um desconto de 20% sobre a base de cálculo. Escolha qual é a ideal para você.

Alterações no IR2017

Alguns trabalhadores ou pessoas que não eram obrigadas a declarar o IR anteriormente, começaram a ser obrigados no IR2017. São eles:

  • Contribuintes que receberam rendimentos que não são tributáveis ou que foram tributados direto na fonte, desde que a soma tenha sido maior do que 40 mil reais no ano de 2016.
  • Todos que ganharam financeiramente algum valor na alienação de bens ou direitos, mesmo que tenha sido operações em bolsas de valores ou similares.
  • Quem teve renda bruta superior a 142 mil reais em atividade rural.
  • Quem teve posse ou propriedade de direitos ou bens, mesmo que seja só terra, que valha mais de 300 mil reais.
  • Quem começou a morar no Brasil em 2016.

Além disso, o CPF passou a ser um dado obrigatório para os dependentes acima de 12 anos. Até o IR do ano passado, a idade na qual o CPF começava a ser requisitado era 14 anos. Fique atento e se agilize! O CPF pode ser tirado em diversas agências dos correios e na receita federal. Fique atento para saber se você se encaixa em uma das opções acima e se tem que declarar! Não caia na malha fina do leão!

Como proceder com o pagamento do IR2017

Em caso de necessidade de pagamento do IR2017, ele poderá ser feito em até 8 vezes com juros, desde que as parcelas sejam superiores a 50 reais. A primeira cota – ou a única, para aqueles que não optarem pelo parcelamento – deve ser feita até o dia 28 de abril. O pagamento pode ser feito via transferência eletrônica bancária, DARF ou débito automático.

ir 2017 como fazer declaracao do imposto 1024x603 - IR2017: Passo a passo para fazer em casa

Fique atento para realizar o pagamento corretamente e a declaração do IR2017 da forma devida! Comece 2017 da melhor maneira e aguarde sua restituição!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *