IPVA 2018: Informações sobre todos os estados

O início do ano é marcado pelas férias, sol, praia, descanso e lazer. Mas é nessa época também que começam a vencer vários tipos de impostos, entre eles o IPVA, tributo cobrado dos proprietários de veículos em todo o Brasil.

IPVA 2018
IPVA 2018: Informações sobre todos os estados (Foto: Pixabay)

De responsabilidade das administrações estaduais, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores tem como contribuintes os donos de carros de passeio, motocicletas, caminhões, ônibus, tratores, guindastes e locomotivas, entre outros tipos de veículos.

E a cobrança do tributo não se restringe aos veículos terrestres, já que proprietários de barcos, jet ski e aeronaves também precisam quitar o imposto, em alguns casos.

Valor do IPVA 2018

O cálculo do valor do IPVA leva em conta dois fatores: o valor venal do veículo, que varia conforme a marca, o ano de lançamento e o modelo do veículo, e a alíquota, que varia de estado para estado e também pode levar em conta algumas características do automóvel.

O valor venal do veículo pode ser definido pelo órgão público ou por instituto de pesquisas (muitos estados utilizam a conhecida tabela Fipe), enquanto a alíquota costuma variar de 1% a 4% sobre o valor do veículo, podendo ser definida conforme a categoria do automóvel ou a potência do motor, como acontece em alguns estados.

IPVA 2018
Motos, caminhões, ônibus e outros tipos de veículos também pagam IPVA (Foto: Pixabay)

Dessa forma, o valor do IPVA 2018 vai depender de todos esses fatores mencionados acima. Geralmente, as Secretarias Estaduais da Fazenda costumam divulgar os valores no último trimestre do ano, permitindo que cada contribuinte faça a consulta de quanto vai pagar no ano seguinte.

Com relação ao pagamento do IPVA, geralmente o contribuinte pode quitar o imposto à vista ou parcelá-lo. É comum que quem pague o tributo integralmente, à vista, tenha algum desconto. Outro detalhe importante é que o proprietário de veículo deve ficar atento para não atrasar o IPVA, pois isso pode lhe render algumas sanções.

Isenção do IPVA 2018

Sabia que alguns proprietários de carros têm direito à isenção de IPVA? O benefício é oferecido em alguns estados, podendo abranger, por exemplo, portadores de necessidades especiais. Também é comum haver a isenção para veículos mais antigos, em determinadas regiões.

Mas os interessados precisam procurar os órgãos públicos para verificar se podem usufruir desse benefício.

IPVA 2018
Quanto maior o preço do carro, maior é o valor do imposto (Foto: Pixabay)

IPVA por estado

Para consultar valores, imprimir a guia de pagamento e verificar prazos (o vencimento varia conforme o final da placa do veículo), entre outras informações, você deve entrar em contato com a Secretaria da Fazenda do seu estado. Basta clicar em um dos links abaixo, conforme a sua região, para ir direto ao site do órgão:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *