IPTU 2018: Como calcular o valor na sua cidade

Anualmente, grande parte dos proprietários de imóveis em todo o Brasil têm que arcar com os custos de um dos impostos mais conhecidos do país, e para o próximo ano, isso não será diferente. Estamos falando do IPTU 2018.

IPTU 2018
IPTU 2018: Como calcular o valor na sua cidade (Foto: Pixabay)

O Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo municipal, cobrado das pessoas físicas e jurídicas que mantêm posse de algum imóvel ou terreno localizado na área urbana, consistindo em uma das principais fontes de renda dos municípios.

A cobrança do IPTU vale tanto para casas, apartamentos, lojas e prédios quanto para terrenos com obra paralisada, edificação em ruínas ou condenada e construções temporárias ou inadequadas, devendo ser quitado anualmente.

Como calcular o valor do IPTU 2018

Como se trata de um imposto municipal, o valor do IPTU 2018 é definido por regras estabelecidas pelas prefeituras, que levam em conta fatores como o valor venal do imóvel e as alíquotas referentes ao tipo de imóvel, que variam de cidade para cidade.

O valor venal do imóvel é calculado a partir da Planta Genérica de Valores Imobiliários do município, que cataloga o preço médio do metro quadrado em cada região da cidade, enquanto a alíquota do IPTU pode variar conforme as faixas de valor venal, as características do imóvel (se é residencial, comercial ou terreno) e a sua localização.

Como calcular IPTU
O valor do imposto depende do tipo e do tamanho do imóvel (Foto: Pixabay)

Dessa forma, para calcular o IPTU 2018 é preciso, antes, verificar as regras de cobrança do imposto definidas pela prefeitura da sua cidade (essas informações geralmente são disponibilizadas via internet, no site da prefeitura, mas também podem ser obtidas pessoalmente, indo à sede da administração municipal).

Suponhamos que o seu imóvel tenha valor venal de R$ 200.000,00 e a alíquota definida pela prefeitura seja de 0,6%. Nesse caso, o valor do IPTU será de R$ 1.200,00. Ou seja, para saber quanto vai pagar de IPTU, basta calcular o valor venal do imóvel pela alíquota aplicada (200.000,00 x 0,6% = 1.200,00, no exemplo citado).

Contestação de valor e isenção

Saber como calcular o IPTU 2018 é fundamental, pois se não concordar com o valor, você pode pedir a revisão do valor venal do imóvel. Esse tipo de reclamação costuma acontecer principalmente quando há um grande aumento no valor do IPTU, de um ano para o outro.

iptu 2018 valor
A localização do imóvel também influencia o valor do IPTU (Foto: Pixabay)

Outra informação importante é que nem todos os imóveis pagam o imposto. As regras para isenção do IPTU dependem da cidade, podendo incluir, por exemplo, imóveis de até um determinado valor e proprietários com mais de 60 anos.

Para fazer a contestação e verificar os detalhes da isenção, procure a prefeitura.

Pagamento do IPTU 2018

O pagamento do IPTU 2018 pode ser feito à vista ou de maneira parcelada, lembrando que muitas prefeituras oferecem desconto para quem quitar o imposto à vista, em parcela única. Acesse o site da prefeitura da sua cidade e verifique a tabela de vencimento do IPTU 2018.

No caso de imóveis alugados, quem paga o IPTU é o inquilino, desde que isso esteja estabelecido no contrato de locação. O valor pode ser pago à parte ou junto com o aluguel ou taxa de condomínio, conforme combinado entre as partes.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *