FIES 2017: Como funciona, Inscrições

Hoje em dia muitas pessoas desejam estudar e se qualificar em um curso de graduação, mas nem sempre conseguem, pois o orçamento muitas vezes está apertado e isso dificulta que os mesmos possam entrar na faculdade. Outro caso é em relação a pós-graduação, quando se termina um curso de graduação, o que se deseja é dar continuidade aos estudos, as até engajar na profissão escolhida, pode-se levar um tempo e é por isso que trouxemos algumas informações sobre o FIES 2017: Como funciona, Inscrições para quem deseja se graduar ou pós-graduar. Saiba mais e aproveite essa oportunidade.

FIES 2017: Como funciona, Inscrições

Como funciona o FIES 2017

Antes de falamos sobre como conseguir o Fies, vale lembrar que nesta segunda, dia 30 de janeiro, o MEC liberou o sistema para quem já tem o Fies e precisa realizar o aditamento. Esse processo é feito semestralmente e logo após a confirmação, o aluno recebe um comprovante, se este estiver correto, então está tudo certo com o financiamento, mas se aparecer uma mensagem de pendência, então o aluno deverá ir até a unidade em que estuda, adquirir o comprovante de matricula e ir até o banco onde realizou o financiamento e renovar a renda do(s) fiador(es).

Para quem vai entrar na faculdade neste ano de 2017 ou para quem já estuda, mas deseja obter o financiamento, saiba que o prazo para as inscrições será de 7 a 10 de fevereiro e é importante estar atento a este prazo para não perder a oportunidade. O Fies já adiantou que haverá alterações nas regras, porém como ainda não sabemos do que se trata, é melhor que o interessado saiba das regras antigas para se preparar.

Fies 2017 inscrição - FIES 2017: Como funciona, Inscrições

Só não pode se inscrever o aluno que:

  • Não tenha sido pré–selecionado no processo conduzido pelo MEC;
  • Esteja com a matrícula no curso de graduação trancada
  • Que já tenha sido beneficiado com o FIES
  • Inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • Que tenha concluído curso superior;
  • Beneficiário de bolsa integral do ProUni;
  • Beneficiário de bolsa parcial do ProUni em curso ou IES distintos da inscrição no FIES;
  • Que tenha obtido nota inferior a 450 no ENEM e tenha zerado a redação do ENEM. (a partir da edição de 2010 do exame)
  • Possua uma renda mensal bruta per capita superior a 2,5 salários mínimos.

Fies 2017 - FIES 2017: Como funciona, Inscrições

Como se inscrever no FIES

Para realizar a sua inscrição é bem simples, acesse o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e siga o passo a passo, informando os dados solicitados. Depois que realizar a inscrição pelo site, o aluno deverá novamente acessar o mesmo link e acrescentar os dados do financiamento. Lembrando que o prazo é de até 5 dias corridos para efetivar a mesma.

Depois da inscrição, é preciso validar as informações junto a CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) da sua instituição de ensino. O prazo é de até 10 dias a partir do dia seguinte a conclusão da inscrição. Depois é só ir ao banco escolhido e confirmar todos os dados para efetivar o financiamento.

Viu como é simples, mas lembre-se de validar todas as informações e no tempo correto ou então poderá perder essa oportunidade. Cuidado com informações falsas na hora de preencher os dados solicitados, pois você terá que confirmar tudo quando for validar a sua inscrição. Aproveite essa oportunidade e boa sorte nos estudos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *