Encceja 2018: Datas, Previsões

Quais são as datas do Encceja 2018? Quando estarão abertas as inscrições? Como serão as provas? Se você tem dúvidas como essas, a respeito do tradicional exame, não deixe de ler o artigo a seguir, que traz informações bastante importantes!

Encceja 2018
Encceja 2018: Datas, Previsões (Foto: Pixabay)

O Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos é um exame gratuito e voluntário, aplicado pelo Ministério da Educação, que serve para obtenção do certificado do ensino fundamental e do certificado do ensino médio, atendendo às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos regulares na idade adequada.

A edição 2017 do Encceja, cujas provas foram aplicadas no dia 19 de novembro, contou com a participação de mais de 1,5 milhão de pessoas de todo o Brasil e também de brasileiros que residem no exterior.

Como funciona o exame

Como funciona o Encceja? O exame consiste na aplicação de provas com questões fechadas que abrangem as disciplinas estudadas nos ensinos fundamental e médio, além de redação, sendo que cada candidato só pode tentar tirar um diploma por vez.

Para obter a certificação ou a declaração de proficiência, o candidato precisa obter pelo menos 50% dos pontos em cada uma das provas. No exame de 2017, o inscrito precisava tirar 100 pontos, no mínimo, dos 200 possíveis, em cada área.

Encceja 2018
Obtenha o seu diploma de nível fundamental ou médio, através do Encceja (Foto: Free Images)

Nos exames de língua portuguesa, língua estrangeira, artes e educação física, no caso das provas de nível fundamental, e nos testes de linguagens, códigos e suas tecnologias, na certificação de nível médio, é preciso alcançar nota mínima de 5 pontos (de 10 possíveis), para a proficiência em redação.

Quem alcança as notas mínimas para certificação do Encceja fica apto a receber o diploma emitido pelas secretarias estaduais de educação (os institutos federais de educação também emitem a certificação para ensino médio) e pode dar continuidade aos estudos, ingressando no ensino técnico ou na universidade.

Além da modalidade convencional, aberta ao público em geral, há ainda o Encceja para adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, e o Encceja Exterior, aplicado aos brasileiros residentes em outros países.

Inscrições Encceja 2018

As inscrições para o Encceja 2018 ainda não tiveram as datas divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que é responsável pela organização do exame.

Em 2017, as inscrições foram recebidas entre os dias 7 e 18 de agosto, e a expectativa para a próxima edição é de que os cadastros possam ser feitos novamente no início do segundo semestre.

Encceja 2018
As inscrições para o Encceja são feitas via internet (Foto: Reprodução Inep)

Os interessados em fazer as provas devem ficar atentos ao site do Encceja, http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial, onde são divulgadas todas as informações.

Vale lembrar que para tirar o diploma de nível fundamental no Encceja é preciso ter idade mínima de 15 anos completos na data da prova. Já para o certificado de nível médio, a idade mínima é de 18 anos.

Calendário Encceja 2018

O calendário do Encceja 2018 ainda não saiu, mas quem pretende participar da nova edição do exame deve ficar atento, pois em breve serão divulgadas todas as datas do Encceja 2018 (período de inscrição, data das provas, gabarito e resultado).

As informações poderão ser conferidas no site do Inep e também na página do Encceja.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *