Encceja 2017 INEP: Datas, Certificado

Saiu o edital do Encceja 2017, exame que permite a jovens e adultos obterem o certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Quer saber como participar, quais são os prazos para inscrição e outras informações? Então, continue conosco!

Encceja 2017

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Encceja ganhou ainda mais importância em 2017, após as mudanças realizadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É que a partir de agora, o Enem não vai mais emitir o diploma de nível médio para os participantes.

Dessa forma, os interessados em obter a certificação deverão fazer as provas do Encceja, já que o exame volta a emitir a diplomação para esse nível de escolaridade, o que não acontecia desde 2009.

O que é o Encceja 2017

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um exame gratuito ofertado aos jovens e adultos que não concluíram os estudos em idade regular.

Se você tem 50 anos, por exemplo, não possui o diploma de nível fundamental e/ou médio, mas quer ter o certificado para arrumar emprego ou fazer concurso público, pode participar do Encceja 2017.

Brasileiros que moram no exterior também podem fazê-lo, se inscrevendo para o Encceja Exterior, que terá provas aplicadas nos Estados Unidos, Japão, Bélgica, Espanha, França, Portugal, Suíça, Reino Unido, Guiana Francesa e Holanda.

Pré-requisitos

Para obter o diploma do ensino fundamental por meio do Encceja é necessário ter idade igual ou superior a 15 anos na data da prova.

Já o certificado do ensino médio no Encceja tem como exigência a idade mínima de 18 anos, lembrando que os pré-requisitos são os mesmos nas versões nacional e internacional do programa.

Inscrições

As inscrições Encceja 2017 devem ser feitas através do site http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso, entre os dias 7 e 18 de agosto. Durante o cadastro você escolhe o certificado desejado (nível fundamental ou médio) e define a cidade onde quer fazer a prova.

O cadastro é gratuito.

Provas, Certificado

O exame afere as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos (desenvolvimento na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e culturais, etc).

Confira as disciplinas cobradas em cada prova:

Ensino Fundamental

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Ciências Naturais;
  • História e Geografia.

Ensino Médio

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

As provas do Encceja 2017 serão aplicadas no dia 8 de outubro, nos períodos da manhã e da tarde. Os participantes têm quatro horas para fazer os testes e a redação, e para obter o diploma é preciso tirar pelo menos 50% dos pontos, inclusive na redação.

Viu como é fácil participar do exame? Para não perder essa chance de obter o seu diploma fique atento às datas do Encceja 2017 e estude bastante para tirar boas notas.

Locais de aplicação de provas e outras informações estão disponíveis no site do exame e no edital do Encceja.

 

Tags:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *