DIRF 2018: Como fazer? Prazo de entrega

A Receita Federal definiu o prazo para entrega da DIRF 2018 relativa ao ano-calendário de 2017 e já liberou, na internet, o programa que gera e transmite o documento. Se você precisa fazer a declaração, confira todas as informações e dicas que vamos passar no artigo a seguir!

DIRF 2018
DIRF 2018: Como fazer? Prazo de entrega (Foto: Pixabay)

A Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) é um documento através do qual as empresas informam ao fisco o que foi pago a pessoas físicas residentes no Brasil e o valor do Imposto de Renda que ficou retido na fonte.

Quem não entrega a declaração ou faz o envio da DIRF em atraso está sujeito a multa, e para evitar esse problema, os empreendedores devem ficar atentos ao prazo definido pela Receita, que muda de acordo com o ano.

Para que serve a DIRF

A DIRF é uma obrigação acessória devida pelas empresas que recolhem o tributo e o retém na fonte. Ela é utilizada pela Receita para fiscalizar o cumprimento da legislação relacionada ao Imposto de Renda, ajudando no combate à sonegação fiscal, tanto por parte de pessoas jurídicas quanto de pessoas físicas.

Na declaração, a fonte pagadora deve informar os pagamentos a pessoas físicas residentes no território nacional, incluindo os isentos e os não tributáveis e o valor do imposto sobre a renda e/ou contribuições retidos na fonte. No caso da DIRF 2018, os dados são referentes ao ano-base 2017.

O que é DIRF
A declaração deve ser feita até o dia 28 de fevereiro (Foto: Pixabay)

Ela também deve trazer as informações referentes a crédito, pagamento, entrega ou remessa a residentes/domiciliados no exterior, mesmo nos casos de isenção, alíquota zero ou sem retenção de imposto. Pagamentos de plano de saúde na modalidade coletivo empresarial são outros dados que precisam ser informados na DIRF.

Os dados enviados pelas empresas na declaração são cruzados com as informações do IRPF, e em caso de inconsistências o contribuinte pode cair na malha fina, se o erro for dele. Caso o erro ocorra por parte da empresa, ela pode ser multada.

Como fazer a DIRF 2018

Como declarar a DIRF 2018? A declaração deve ser feita por meio do Programa Gerador de Declaração (PGD DIRF 2018), que está disponível para download gratuitamente no site da Receita Federal.

A declaração exige um nível de detalhamento e complexidade maior, e por isso é recomendável contar com o apoio de uma empresa de contabilidade para fazer a DIRF.

PGD DIRF 2018
O Programa Gerador da Declaração é gratuito (Foto: Reprodução Receita Federal)

Outra informação importante é que pessoas físicas também podem ser obrigadas a efetuar a declaração, caso se enquadrem em determinadas situações, como o envio de dinheiro ao exterior.

Para eliminar qualquer dúvida, você pode entrar em contato com a Receita Federal ou uma empresa de contabilidade e questionar se a obrigatoriedade do envio da DIRF vale para o seu caso.

Prazo de entrega DIRF 2018

O prazo de entrega da DIRF 2018 se encerra às 23h59 do dia 28 de fevereiro de 2018, de acordo com a Receita Federal. O envio da declaração deve ser feito, obrigatoriamente, pelo PGD DIRF.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *