Como fazer o TCC corretamente? Passo a passo para fazer

Muitas pessoas sentem muita dificuldade em fazer um TCC, afinal são muitos detalhes, porém não é difícil, se trata apenas de uma interpretação. Para começar, o TCC se trata de um Trabalho de Conclusão de Curso que serve para avaliar o aluno no seu último ano de curso, seja de graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado ou pós-doutorado.

Como fazer o TCC corretamente

O aluno terá que desenvolver um trabalho baseado em um determinado assunto que seja algo novo para a sociedade. Para quem deseja conferir o passo a passo de como fazer o TCC corretamente, saiba mais com as dicas que trouxemos.

Passo a passo para desenvolver um TCC corretamente

Antes de começarmos a falar sobre as dicas, vale lembrar que o TCC não é um “bicho de sete cabeças” e que tudo se torna mais simples e fácil de fazer quando se tem calma e paciência. Para quem não sabe nem por onde começar, vamos ao passo a passo:

  1. Primeiro passo: Antes de começar a escrever qualquer coisa relacionado ao TCC, é muito importante informar-se sobre as regras de formatação que a faculdade solicita. É claro que o TCC é baseado nas normas da ABNT, porém a faculdade sempre faz um modelo de TCC próprio para os alunos seguirem, ou seja, com timbre da faculdade, entre outros detalhes.
  2. Segundo passo: O segundo passo é definir o tema que deseja abordar. É claro que a primeiro momento você não irá elaborar o tema com as palavras corretas para se usar, você apenas irá selecionar o assunto que deseja falar, como por exemplo: Idoso, crianças, Saúde mental, entre outros assuntos relacionados com o seu curso. Não se esqueça de definir também o tipo de pesquisa, ou seja, se é pesquisa de campo, revisão de literatura ou bibliográfica, estudo de caso, entre outros.
  3. Terceiro passo: Após escolher o assunto, é o momento de elaborar o tema. O tema precisa ser simples de entender, não necessariamente complexo e nem muito grande. Deverá expressar o que o trabalho irá abordar.
  4. Quarto passo: O quarto passo é desenvolver o problema de pesquisa. Nesse momento muitas pessoas têm dúvidas de como fazer. Em algumas faculdades é chamada de pergunta problema ou problema de pesquisa, enfim, mas independente do nome, a forma de fazer é a mesma. O problema de pesquisa na verdade se trata de uma pergunta que você irá desenvolver para facilitar o início do seu TCC. Funciona como um norte, pois o seu trabalho na verdade será a resposta para o problema de pesquisa.
  5. Quinto passo: Depois do problema de pesquisa resolvido, é hora de elaborar os objetivos do seu trabalho. Os objetivos são simples, há o objetivo geral que é o principal do seu trabalho, ou seja, trata-se de uma ação que se torna uma resposta ao seu problema de pesquisa.
  6. Sexto passo: Depois de escolher o objetivo geral, desenvolva os objetivos específicos. Estes servirão para desenvolver o seu trabalho quando estiver discorrendo sobre os capítulos, pois tudo o que colocar nos objetivos específicos, terá de ser respondido no desenvolvimento do trabalho.
  7. Sétimo passo: Com os objetivos geral e específicos definidos, é hora de ir para a justificativa. Esse também é um ponto que muitas pessoas não conseguem fazer. Na verdade, a justificativa é bem simples, como a própria palavra diz, neste campo você irá justificar sobre a importância do seu trabalho e as contribuições que o mesmo irá trazer para os leitores e para a sociedade em geral. Discorra uma justificativa não muito longa, mas que abranja todos os aspectos que tornam o seu trabalho importante.
  8. Oitavo passo: A hipótese vem logo em seguida e ela é importante, pois trata-se do que você deseja descobrir com o seu trabalho. É algo que você estima, que você deseja saber com a pesquisa. A hipótese não faz parte do TCC propriamente dito, geralmente ela entra apenas no projeto.
  9. Nono passo: Logo após vem a metodologia que é bem simples, porém precisa ser bem detalhada. A metodologia é o campo onde você irá discorrer sobre os métodos que utilizou em sua pesquisa, tais como os livros, artigos e no caso de pesquisas de campo, as questões, gravadores, entre outras informações como locais e participantes que também fazem parte da sua metodologia.
  10. Décimo passo: Fazer o desenvolvimento do TCC. Este passo é simples, basta selecionar os assuntos que deseja falar para desenvolver o seu projeto. Para que os capítulos sejam escritos, será preciso selecionar alguns artigos e livros que falem sobre o assunto que você está abordando.
  11. Décimo primeiro passo: Após desenvolver os capítulos, é hora de escrever a análise e discussão de dados. Nesse momento faz-se a transcrição das entrevistas se caso for pesquisa de campo, faz –se análise do estudo de caso ou apresenta-se os resultados se for pesquisa de revisão de literatura ou revisão bibliográfica.
  12. Décimo segundo passo: Depois dos capítulos, faz-se a conclusão e nesse momento você fechará o seu trabalho pontuando todos os dados importantes que encontrou e conclua com os benefícios e com os resultados que o trabalho proporcionou.
  13. Décimo terceiro passo: Finalize com a introdução. Como o nome diz, introduz-se os dados que contém no seu TCC, mas lembre-se que é apenas uma introdução do conteúdo. Algumas pessoas preferem fazer a introdução primeiro e depois discorrer o desenvolvimento, outras preferem fazê-la por último. Porém não há uma forma correta de escrever a introdução, você poderá escolher a forma que fique mais fácil.

Regras de formatação TCC

Não se pode esquecer das regras de formatação para o TCC. Então vamos as normas:

  • Margem: Superior e Esquerda – 3cm. Inferior e Direita – 2cm.
  • Fonte: Times New Roman ou Arial – Tamanho 12, salvo o título na página inicial e folha de rosto que é tamanho 16.
  • Citação direta com mais de três linhas: Recuo de 4cm, tamanho da fonte 10.
  • Citação direta com menos de três linhas: Entre aspas, segue os padrões do texto e apenas cita-se a página junto com o autor e ano.
  • Referências: Sobrenome do autor em CAIXA ALTA, virgula, iniciais do nome em maiúsculo, ponto, nome do livro ou artigo em negrito e sem caixa alta, ponto, data de publicação, virgula edição ou editora, virgula cidade. Essa é a base da referência, porém todos os detalhes devem estar na mesma.

Essas são as regras básicas para escrever um TCC. Lembre-se de fazer a leitura dos livros e artigos e escrever com as suas palavras para não correr o risco de ser considerado plágio. É preciso ter calma, paciência e muita dedicação.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *