Como estudar para o Encceja 2017: 10 dicas

Vai participar do Encceja 2017? Então, é importante se preparar bem para a prova que será aplicada no mês de outubro, já que para obter o tão sonhado diploma do nível fundamental ou médio você precisa tirar boas notas no exame.

Como estudar para o Encceja 2017

Como estudar para o Encceja 2017

Realizado pelo Ministério da Educação, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos tem como público-alvo as pessoas que não completaram os estudos em idade regular, permitindo a elas obter o certificado dos ensinos fundamental e médio, dependendo do desempenho nas provas.

Se você quer alcançar bons resultados no exame confira 10 dicas para estudar para o Encceja!

1- Crie um plano de estudos

Assim como na preparação para vestibulares, concursos e o Enem, tudo começa com a elaboração de um bom plano de estudos, organizando os dias e horários para estudar cada disciplina. Dessa forma, você não deixa nenhum assunto de fora e pode estudar com antecedência.

2- Confira o material de estudos do Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, disponibilizou material de estudo gratuito para o Encceja 2017, que ajuda na preparação dos estudantes.

Os livros, com conteúdos para a certificação de nível fundamental e nível médio, podem ser baixados no site do Inep.

3- Faça provas antigas

Quer saber como são as questões? A dica é conferir as provas antigas do Encceja, por meio das quais você pode estudar e refazê-las, como um simulado. Os exames anteriores estão disponíveis na página do Inep.

4- Aproveite vídeo-aulas gratuitas

No YouTube estão disponíveis diversas aulas gratuitas para o Encceja, abordando alguns dos principais temas cobrados nas provas. Aproveite esses conteúdos para reforçar seus estudos.

5- Participe de grupos de estudo

Tem dificuldades em uma determinada matéria? Estudar com outras pessoas pode ser uma ótima saída para vencer esses obstáculos. Aposte num grupo de estudos que tenha pessoas com aptidão para várias disciplinas, pois assim todos vão se ajudar.

6- Faça várias redações para treinar

No Encceja tem redação e a nota dela é importantíssima para obter o certificado. Sabendo disso, você deve praticar bastante a produção de textos e pedir a alguém com experiência para corrigir (um professor conhecido, por exemplo).

É importante também fazer muitos exercícios para testar seus conhecimentos.

7- Faça um cursinho preparatório

Tem dificuldades para estudar sozinho? Nesse caso, a melhor alternativa é fazer um cursinho preparatório para Encceja. Com a ajuda de professores você vai estar pronto para encarar todos os testes.

8- Mantenha a leitura em dia

Ler aumenta a capacidade de interpretar textos, o conhecimento de ortografia e amplia o vocabulário, possibilitando ter mais facilidade na hora de fazer as provas do Encceja.

9- Fique atento às atualidades

Além de ler muito (livros, jornais, revistas, etc), fique atento ao noticiário da TV, do rádio e da internet, pois alguns assuntos atuais costumam cair na prova.

10- Cuidados com o corpo e a mente

Estudar em excesso pode ser prejudicial. O melhor é intercalar os estudos com momentos de lazer e descanso (isso ajuda a absorver melhor as informações), além de cuidar bem da alimentação.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *