CNH com Chip: Como vai funcionar

A CNH com Chip é a mais nova versão da tradicional carteira de motorista, que acaba de ser apresentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em formato de cartão inteligente, o documento começará a ser emitido a partir de janeiro de 2019, em todo o Brasil.

CNH com Chip
CNH com Chip: Como vai funcionar (Foto: Divulgação Ministério das Cidades)

Emitida atualmente em papel, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passará a contar com uma versão mais segura e moderna, que poderá inclusive ter integração com outros países que já adotaram formato semelhante, de acordo com o Ministério das Cidades.

Ainda conforme o órgão, o novo modelo de CNH reduz a probabilidade de ocorrência de fraudes, além de ser muito mais durável que a versão atual. Ele oferece também diversas outras possibilidades de uso (confira abaixo), muito mais do que servir como documento oficial de identificação.

Como vai funcionar a CNH com chip

Desenvolvida com o suporte técnico do Centro de Pesquisa em Arquitetura da Informação (CPAI) da Universidade de Brasília (UnB), a nova carteira de motorista com chip assemelha-se a um cartão de crédito convencional, trazendo os dados do usuário gravados a laser.

Segundo o Contran, todos os órgãos de trânsito dos estados e do Distrito Federal (Detrans) terão cerca de um ano para se adaptarem à nova versão da CNH, prazo que termina no dia 1º de janeiro de 2019. Ou seja, ainda deve demorar um pouco para que o documento comece a ser emitido.

CNH com Chip
A nova CNH deve estar disponível a partir de 1º de janeiro de 2019 (Foto: Divulgação Ministério das Cidades)

Por enquanto não há informações sobre mudanças nos preços para tirar e renovar a carteira de motorista, com a chegada da versão com chip. Cada Detran definirá o valor a partir do momento em que estiver apto a usar a tecnologia.

Outra informação importante é que quem possui o modelo atual não será obrigado a fazer a troca para a nova CNH. A substituição do modelo de papel pela carteira com chip acontecerá normalmente na hora da renovação da CNH.

As vantagens da nova CNH

Além da alta durabilidade e resistência, a nova CNH possibilita a inserção de dados e informações referentes ao motorista nos chips embarcados, facilitando também o acesso a certificados digitais, ampliando as possibilidades de utilização.

Por meio de convênio com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), as mais variadas entidades públicas e privadas poderão ter acesso aos dados do chip da carteira, mas sem a leitura ou gravação indevida de dados sigilosos.

Com isso, alguns dos possíveis serviços com a nova CNH são:

  • Pagamento de pedágio
  • Pagamento de transporte público
  • Controle de acesso a prédios públicos, universidades, estacionamentos, etc.
  • Identificação através de comparação biométrica (as digitais estarão carregadas no chip)
  • Fiscalização mais rápida e off-line, usando smartphones
CNH com Chip
Em 2017, a carteira de motorista passou por várias mudanças (Foto: Reprodução internet)

Outras mudanças recentes da CNH

Essa não é a primeira mudança na CNH ocorrida em 2017. Ao longo do ano, o documento ganhou novas marcas d’água e itens holográficos, além de um QR Code que permite a checagem de dados do condutor utilizando a câmera do celular.

Outra novidade foi o lançamento da CNH digital, que passou a ser oferecida em alguns estados a partir do mês de outubro. Até o início de fevereiro de 2018, a versão eletrônica da carteira de motorista deve estar disponível em todo o Brasil.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *