Calendário Pis/Pasep para idosos

O governo divulgou o novo calendário Pis/Pasep para idosos 2018, benefício que estará disponível a milhões de pessoas com idade a partir de 60 anos em todo o Brasil. O pagamento começa nessa segunda, dia 8 de janeiro.

Calendário Pis Pasep para idosos
Calendário Pis/Pasep para Idosos (Foto: Pixabay)

O benefício diz respeito à Medida Provisória 813/2017, que reduziu a idade mínima para saque do Fundo Pis/Pasep. No segundo semestre de 2017, o saque estava disponível para mulheres a partir de 62 anos e homens a partir de 65 anos, e agora, com a nova MP, a idade mínima para saque é de 60 anos, em ambos os casos.

As cotas do Pis/Pasep estão disponíveis para os trabalhadores que tenham contribuído para o Pis (setor privado) ou o Pasep (setor público) até 4 de outubro de 1988 e que ainda não fizeram o resgate total do saldo.

Calendário do PIS/Pasep 2018 para idosos

O calendário para saque das cotas Pis/Pasep 2018 para idosos tem início no dia 8 de janeiro, data em que o dinheiro estará disponível para mulheres com 62 anos de idade ou mais e homens a partir de 65 anos.

saque cotas Pis Pasep
O benefício está disponível para milhões de pessoas (Foto: Pixabay)

Confira o calendário Pis/Pasep para idosos completo:

  • A partir do dia 8 de janeiro: saque liberado para mulheres com 62 anos ou mais e homens a partir de 65 anos de idade;
  • Dia 22 de janeiro: crédito em conta corrente para idosos com idade igual ou superior a 60 anos;
  • A partir de 24 de janeiro: saque para idosos com idade a partir de 60 anos;
  • Em qualquer dia, sem a necessidade de seguir calendário: saque para idosos com 70 anos ou mais, aposentados e herdeiros de cotistas falecidos.

Vale lembrar que a Caixa Econômica Federal é responsável pelo Programa de Integração Social (PIS), enquanto o Banco do Brasil administra o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Quem tem direito

Têm direito às cotas do Pis/Pasep os trabalhadores do setor público e privado que contribuíram para um dos dois fundos até 1988 e que tenham a idade mínima definida pelo governo.

Caso o cotista já tenha falecido, os herdeiros podem efetuar o saque dos recursos, fazendo a retirada na Caixa ou no Banco do Brasil, conforme o tipo de benefício (Pis ou Pasep). Nesse caso, é preciso apresentar a certidão de óbito e demais documentos que comprovem o direito à herança.

Como consultar saldo

Na dúvida se tem direito ao benefício? Você pode consultar saldo do Pis/Pasep para idosos de duas maneiras. Uma delas é indo às agências da Caixa, se você era trabalhador da iniciativa privada, ou às agências do BB, se você era funcionário público. Não se esqueça de levar documento com foto e informar o número do Pis/Pasep.

consulta saldo Pis Pasep
A consulta de saldo pode ser feita via internet (Foto: Reprodução Caixa)

A outra é via internet:

  • Consultar cotas do Pis online: acesse o site www.caixa.gov.br/cotaspis (é preciso informar o número do NIS e outros dados, além de cadastrar senha).
  • Consultar cotas do Pasep online: acesse o site www.bb.com.br/pasep (é necessário informar o número do Pasep).

Para esclarecer qualquer tipo de dúvida, entre em contato com a Caixa, pelo telefone 0800-726-0207, ou com o Banco do Brasil, pelos números 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-729-0001 (demais localidades).

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *