Bolsa para fazer mestrado: Como pedir a sua

A bolsa para fazer mestrado é um benefício interessante para quem concluiu o ensino superior e quer continuar na vida acadêmica, já que os gastos para fazer esse tipo de curso geralmente são elevados. Quer saber como pedir a sua? É o que vamos contar a seguir!

Bolsa para fazer mestrado

Bolsa para fazer mestrado

O mestrado acadêmico é um curso stricto sensu que tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre um determinado tema de interesse acadêmico, além de estimular a reflexão teórica. Esse tipo de especialização é mais voltado para quem pretende seguir carreira como professor ou pesquisador.

Mas nada impede que qualquer profissional do mercado faça o mestrado para adquirir e aprimorar competências para o exercício da sua profissão, bastando escolher bem o conteúdo e o enfoque da especialização.

Como funciona a bolsa para mestrado

A pós-graduação stricto sensu costuma gerar altos custos para o estudante, mesmo que ele esteja matriculado em universidade pública. É que nesse tipo de curso, há diversos eventos com presença obrigatória do aluno, inclusive em outros estados, resultando em muitos gastos com transporte, hospedagem, alimentação e a própria inscrição para congressos e simpósios.

Além disso, o mestrado exige uma enorme dedicação intelectual do estudante, que precisa reservar boa parte do dia para leituras, pesquisas e produção de artigos e do seu TCC. Dessa forma, alguns acabam tendo que escolher entre estudar ou trabalhar, pois pode ser complicado conciliar as duas coisas.

E é aí que entra a bolsa de estudos, uma ajuda de custo que permite ao estudante dedicar-se totalmente ao mestrado. Além de não arcar com as mensalidades, os beneficiados ainda recebem um pagamento mensal para custear as demais despesas. Normalmente, as bolsas têm validade de 24 meses.

No entanto, os pós-graduandos com bolsa devem ficar atentos à contrapartida exigida, que é se dedicar exclusivamente aos estudos, sem ter emprego, sob o risco de perder o benefício. O valor da bolsa de mestrado é variável, mas normalmente parte de R$ 1.500,00 por mês.

Entidades que oferecem bolsas de mestrado

Há várias entidades que disponibilizam bolsas de mestrado. Uma delas é a Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), agência de fomento do Ministério da Educação que concede bolsas em instituições de ensino superior públicas e privadas com boa avaliação.

Outra instituição que oferece o benefício é o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, cujas bolsas atendem aos alunos de universidades, faculdades e também instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Entre as principais entidades, também vale destacar as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Fapesp, Faperj, Fapemig, etc), que viabilizam recursos para o desenvolvimento da pesquisa em diferentes áreas.

Como solicitar

Onde pedir bolsa para mestrado? O primeiro passo é entrar em contato com a universidade em que deseja fazer a pós-graduação stricto sensu e verificar como funciona o processo seletivo.

Você terá que preencher uma ficha de inscrição e providenciar diversos tipos de documentos (originais e cópias), incluindo o diploma da graduação, histórico escolar, etc. Após a entrega da documentação, vem o processo de seleção, que varia conforme a universidade e a entidade que vai conceder o benefício.

Em algumas instituições há provas teóricas, enquanto em outras é priorizada a análise do desempenho acadêmico, do projeto de investigação do candidato e do currículo. Também é comum haver uma entrevista presencial com o solicitante.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *