Resultado Enem 2017: Como Consultar

Quando sai o resultado do Enem 2017? Como consultar as notas? Se você participou da última edição de um dos exames mais concorridos do Brasil e está ansioso para conferir o seu desempenho, veja as dicas a seguir!

resultado enem
Resultado Enem 2017: Como consultar (Foto: Pixabay)

As provas da edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, em todo o Brasil, para 6.731.203 inscritos, dos quais cerca de 32% não compareceram, a maior abstenção em sete anos, de acordo com o Ministério da Educação.

O exame, que tem sido cada vez mais procurado, acabou por substituir o vestibular tradicional em diversas universidades públicas, funcionando como seleção de novos alunos para cursos superiores gratuitos. Mas as notas do Enem têm ainda várias outras utilidades (confira no final do texto).

Como consultar Resultado Enem 2017

O resultado Enem 2017 ainda não tem data para ser divulgado. Mas conforme especulações, as notas estarão disponíveis para consulta na segunda quinzena de janeiro, provavelmente a partir do dia 18 ou 19.

Para consultar notas do Enem 2017 online, o procedimento será o mesmo de edições anteriores, ou seja, você deve acessar a página do participante do Enem – https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante, digitar o seu CPF e a senha cadastrada, selecionar a figura definida pelo sistema e clicar em “Enviar”.

notas do enem 2017
Os candidatos poderão conferir o boletim individual via internet (Foto: Reprodução INEP)

O boletim de desempenho do Enem é individual, permitindo ao candidato consultar as notas dos testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias; além da nota da redação.

Vale lembrar que a divulgação do resultado dos treineiros do Enem 2017 e do espelho da redação está prevista para acontecer no mês de março, também via internet.

No aplicativo

Além do site do Enem, o resultado da edição mais recente do exame também poderá ser consultado por meio do aplicativo oficial do Enem, que é gratuito e possui versões para Android e iOS.

Se você ainda não tem o app Enem 2017 acesse a loja virtual de aplicativos do seu dispositivo (Google Play – Android ou App Store – iOS), baixe o programa e efetue a instalação, lembrando que é preciso fazer login com o CPF e a senha do Enem para visualizar as notas e utilizar outros serviços.

Caso não se lembre do código cadastrado, veja as orientações para recuperação de senha do Enem na página do exame.

enem 2017 resultados
Com as notas, você pode ingressar em cursos superiores gratuitos e muito mais (Foto: Pixabay)

Para que servem as notas do Enem

As notas do Enem podem ser usadas para ingressar em algumas das principais universidades federais do Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação.

Mas o resultado do exame também permite:

  • Ingressar em cursos grátis de Institutos Federais;
  • Ingressar diretamente em algumas universidades da rede privada, sem fazer vestibular;
  • Concorrer às bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni);
  • Solicitar o Financiamento Estudantil (Fies) para cursos superiores não gratuitos;
  • Participar de cursos técnicos gratuitos, por meio do Pronatec;
  • Estudar em Portugal (várias universidades do país europeu já aceitam as notas do Enem);
  • Fazer intercâmbio através do programa Ciência sem Fronteiras.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *