Nota de Corte para Medicina: Calcule pelo Enem

Considerado o curso superior mais concorrido do Brasil, Medicina tem uma nota de corte alta em processos seletivos como o Sisu e o ProUni, exigindo um bom desempenho de quem participa do Enem, cujas notas são utilizadas nessas seleções.

Nota de Corte para Medicina
Nota de Corte para Medicina: Calcule pelo Enem (Foto: Pixabay)

No caso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), os candidatos concorrem às vagas para o curso superior gratuito de Medicina em universidades públicas de todo o Brasil, ou seja, a concorrência por essas vagas é enorme.

Já no Programa Universidade para Todos (ProUni), a oferta é para bolsas de estudo em instituições privadas, benefício que pode ser parcial (50% de desconto na mensalidade) ou total (o curso sai de graça, mesmo sendo ministrado em universidade particular).

Como calcular a média da nota do Enem

A nota de corte é a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados de um curso. Ela é calculada pelo próprio sistema do Sisu e do ProUni, uma vez por dia, durante o período de inscrição, para cada curso, com base nas vagas abertas e no total de inscritos em cada graduação, por modalidade de concorrência.

Ou seja, não há como saber a nota de corte para Medicina do Sisu ou do ProUni com antecedência. Mas você pode conferir as notas das edições anteriores dessas seleções para ter uma ideia da média necessária para entrar na faculdade desejada (veja as dicas abaixo).

nota para Medicina Sisu
Medicina é um dos cursos mais concorridos do Brasil (Foto: Pixabay)

Algo que também dá para fazer é calcular a média do Enem, para saber qual a média da sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio, que será usada para concorrer a uma vaga na graduação de Medicina.

Para tanto, basta somar as notas das provas do Enem (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação) e dividir o montante obtido por cinco. O resultado final é a sua média da nota do Enem, lembrando que algumas provas podem ter peso maior, afetando o resultado.

Notas de corte para Medicina

Vai participar da edição 2018 do Sisu e do ProUni? Você pode conferir a nota de corte para Medicina de outras edições dessas seleções, bastando acessar o site da universidade em que pretende ingressar e procurar por essa informação.

Sisu 2018 nota de corte
Você pode buscar referência nas notas de edições anteriores do Sisu e do ProUni (Foto: Pixabay)

A nota de corte do Sisu 2017 para Medicina, por exemplo, chegou a 899,8 na UFRN e a 810,54 na UFMG (em algumas instituições, ela foi inferior a 770). Já a nota de corte ProUni 2017 para Medicina chegou a 800,34 na Faculdade Metropolitana da Amazônia e a 701,32 na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Sisu e ProUni 2018

O Sisu 2018 1º semestre estará com inscrições abertas entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro, trazendo quase 240 mil vagas em cursos superiores. Os interessados devem se cadastrar no http://sisu.mec.gov.br/.

As informações sobre as inscrições ProUni 2018 1º semestre ainda não foram divulgadas, mas a expectativa é de que sejam abertas em fevereiro. Fique atento ao site do programa para acompanhar as atualizações.

Em ambos os casos, os candidatos devem ter participado do Enem 2017 e tirado nota acima de zero na redação.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *