Local de Prova Enem 2017: Consulta Cartão do Aluno

O local de prova do Enem 2017 já pode ser consultado pelos milhões de candidatos que farão o exame em novembro. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Cartão do Aluno não será enviado para a residência dos inscritos, só estará disponível via internet.

Local de prova Enem 2017
Local de prova Enem 2017: Consulta Cartão do Aluno (Foto: Pixabay)

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, em todo o Brasil. Na primeira data, haverá os testes de Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens e Códigos e a Redação, enquanto no segundo domingo é a vez das questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática.

Com as notas do Enem, você pode se candidatar a uma vaga no ensino superior, em cursos de universidades públicas gratuitas, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou concorrer a bolsas em universidades privadas com o Programa Universidade para Todos (ProUni). O resultado do exame também serve para solicitar o financiamento estudantil (Fies), entre outras utilidades.

Como consultar local de prova Enem 2017

A consulta ao local de prova do Enem 2017 pode ser feita no site oficial do exame, https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial. Ao entrar na página, clique na opção “Página do Participante”.

Local de prova Enem 2017
O cartão pode ser acessado na Página do Participante (Foto: Reprodução Inep)

Na sequência, será necessário informar o número do seu CPF e também a senha cadastrada (se você esqueceu a senha, siga as instruções abaixo). Depois, escolha a figura definida pelo sistema e clique em “Enviar”. Agora, é só clicar na opção “Cartão de Confirmação da Inscrição”, na página que será aberta após o login.

O cartão de inscrição do Enem 2017 traz, além do local de prova (endereço, número da sala, etc.) informações como o número de inscrição do candidato, data e horário das provas, a opção de língua estrangeira escolhida e detalhes sobre atendimentos especiais, caso tenham sido solicitados.

De acordo com o Inep, não é necessário levar o cartão do Enem no dia da prova, mas como o documento traz informações importantes para o aluno, a recomendação é estar com o cartão impresso ou anotar os dados em uma folha, para facilitar o acesso ao local.

Recuperar senha

Esqueceu a sua senha do Enem? Sem ela, você não terá como acessar o cartão de inscrição online. Dessa forma, será necessário recuperá-la para visualizar o documento.

O primeiro passo é ir à Página do Participante do Enem. A seguir, digite o seu CPF, responda ao desafio das figuras e clique em “Esqueci minha senha”. Uma nova tela será aberta, mostrando o número do CPF e alguns caracteres do e-mail cadastrado.

Responda mais uma vez ao desafio das figuras e clique em “Enviar nova senha por e-mail”. Agora, é só abrir o seu e-mail e seguir as instruções na mensagem recebida para ter acesso à sua inscrição.

Local de prova Enem 2017
Também é possível acessar o cartão no aplicativo oficial do Enem (Foto: Reprodução Inep)

Consulta pelo aplicativo

Além do site oficial do exame, você também pode conferir o local de prova no aplicativo do Enem, que é gratuito e tem versões para Android e iOS.

Faça o download do app Enem 2017 no Google Play (Android) ou App Store (iOS), conforme o seu dispositivo, e tenha acesso a todos os detalhes, lembrando que é necessário fazer login no aplicativo usando o número de inscrição e a senha do Enem.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *