Enem 2017: Expectativas, Datas das Inscrições

Quando o assunto é ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, a maior dúvida é quando de fato as inscrições começam. Estudantes de todo o Brasil se preparam durante meses e o clima de ansiedade acerca da divulgação do período de inscrição é algo que os acompanha ao longo de toda a preparação.
enem 2017

Acompanhando a tendência dos últimos anos, a edição 2017 ocorre no mês de Maio, entre a primeira e a segunda quinzena, com duas semanas de duração. O INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira é a entidade responsável pela organização do Exame Nacional onde já iniciou a elaboração do edital desta edição.

O edital trará o detalhamento das regras e exigências para cumprimento na realização do Exame, bem como as datas oficiais de inscriação, os prazos para pagamentos da taxa de inscrição, pedidos de isenção, datas das provas e a divulgação oficial de todos os gabaritos.

Data de inscrição do ENEM 2017

A expectativa é para que as inscrições sigam o mesmo padrão dos últimos anos, com abertura das inscrições em Maio/2017, com inicio provável em uma segunda e com término na sexta da semana subsequente. Existe uma aposta que as datas escolhidas sejam 08/05 a 19/05.

Quando o INEP divulgar o edital, as datas serão confirmadas bem como todas as demais informações. A divulgação de cronograma oficial desta edição será realizada no dia 10/04 , sendo três semanas antes do início das inscrições.

Para diminuir as expectativas em torno de datas, o MEC divulgou as principais datas. O Exame será aplicado nos dois primeiros finais de semana de Novembro/17, nos dias 05 e 12, respectivamente. O resultado da edição 2017 será em Janeiro/18 no dia 19. Já o gabarito oficial, será publicado na quarta-feira seguinte à aplicação do Exame.

Vale lembrar que é a primeira edição que o Exame será aplicado em dois domingos seguidos e a data da aplicação das provas foram outra surpresa.

Escolha do local de provas do Enem 2017

No ato da inscrição você realiza a escolha do local de prova. Você pode optar por um municipio na lista disponibilizada pela organização. Na edição de 2016, foram 1.727 municípios de todo o país que tiveram aplicação de provas.

Todos os dados do local de prova, como: endereço completo, bairro, número e nome da instituição será informado no cartão de confirmação de inscrição que será disponibilizado no site oficial e estará liberado para consultas para todos os participantes que atenderem as exigências no momento da inscrição.

Como solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2017

Para estudantes da rede pública a isenção é automática no ato da inscrição. Não é necessário se preocupar com geração de boleto e pagamento, a taxa de R$68 é excluída no momento que é informado que é estudante da rede publica de ensino.

Enem 2017 Passo a Passo - Enem 2017: Expectativas, Datas das Inscrições

Para os participantes que possuem situação de vulnerabilidade socioecônomica podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. É necessário apenas o preenchimento do formulário socioeconômico, declarando carência no momento da inscrição.

Cursinhos Gratuitos Preparatórios

Várias instituições oferecem o preparatório para o Enem de forma gratuita, uma delas é o Cursinho da USP, já falamos sobre ele em outro artigo, acesse http://canaldecursos.com.br/cursos-gratuitos-2017/cursinho-popular-da-usp-2017-como-entrar/ e se informe sobre como conseguir entrar.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *