4 modelos de currículos para 2018

O currículo profissional é um dos elementos mais importantes para quem está à procura de emprego. É por meio dele que o recrutador fará a primeira análise a respeito do perfil do candidato e, por isso, ele precisa ser bem feito, para chamar a atenção da empresa, aumentando as chances de convocação para a entrevista de emprego.

4 modelos de currículos para 2018
4 modelos de currículos para 2018 (Foto: Pixabay)

Para tanto, o curriculum vitae, como o documento também é conhecido, precisa trazer dados atualizados, informações verdadeiras e bem organizadas, sem erros gramaticais e de digitação, já que ele funciona como uma espécie de marketing pessoal para o candidato.

Não sabe como fazer um currículo? A seguir vamos conhecer 4 modelos de currículos para 2018 que podem ser bastante úteis na hora de conquistar aquela vaga tão sonhada!

1- Currículo para primeiro emprego

Quem possui pouca ou nenhuma experiência profissional pode acabar tendo muitas dúvidas ao elaborar o primeiro currículo. Nesse caso, uma dica interessante é destacar algo que você tenha de melhor, como a formação escolar, a fluência em um idioma ou a participação em um trabalho voluntário ou intercâmbio, por exemplo.

4 modelos de currículos para 2018
Modelo para quem não tem experiência (Foto: Reprodução internet)

Nesse tipo de currículo, também é interessante destacar conhecimentos em informática, cursos profissionalizantes ou extracurriculares. Os trabalhos temporários e até mesmo os “bicos” devem ser citados. Possui algum conhecimento específico do cargo para o qual vai se candidatar? Também vale o destaque.

Por outro lado, não é necessário citar as notas da escola ou da faculdade, a não ser que se trate de uma vaga acadêmica.

2- Currículo para profissional experiente

Se você já tem alguma experiência, não precisa focar tanto nas informações ligadas à época da faculdade (você não vai deixar de colocá-las, elas só não terão tanto destaque). Agora, os dados referentes à sua carreira profissional ganham mais relevância.

4 modelos de currículos para 2018
Versão para quem já tem experiência (Foto: Reprodução internet)

De maneira bem organizada, cite o nome da empresa, o cargo ocupado, o período e as atribuições da função em que trabalhou. Conhecimentos em informática, idiomas e outros tipos de cursos também podem entrar no documento.

Referências pessoais, pretensão salarial, cartas de referência e foto não devem ser colocadas no currículo, exceto nos casos em que o recrutador solicitar tais informações. Evite também colocar habilidades genéricas, como criatividade e proatividade.

3- Currículo para estágio

Vai se candidatar a vagas de estágio? Os modelos de currículo para estagiário são semelhantes aos de primeiro emprego, ou seja, a parte acadêmica estará em destaque. Mas se você já tem experiências profissionais, pode citá-las no documento.

4 modelos de currículos para 2018
A educação deve aparecer em destaque no modelo para estágio (Foto: Reprodução internet)

Além dos dados pessoais, informe a sua área de interesse, o nome do curso que está fazendo, a instituição em que estuda e a previsão de formatura, bem como os conhecimentos em informática, idiomas e a participação em atividades extraclasse relevantes.

Entre os 4 modelos de currículos para 2018, esse é o que mais se parece com o currículo para jovem aprendiz.

4- Currículo para trainee

Além das informações básicas, os modelos de currículo para trainee podem trazer, em destaque, cursos de pós-graduação e especializações realizadas, assim como vivências internacionais e experiências profissionais, mesmo que não seja na área de candidatura.

4 modelos de currículos para 2018
No caso dos trainees, o currículo pode ser mais completo (Foto: Reprodução internet)

Mas tenha cuidado para não exagerar na quantidade de informações. Lembre-se que o currículo deve ser o mais objetivo possível, trazendo apenas os dados importantes e necessários.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *