Pronatec Oferta Voluntária: O que é? Como vai Funcionar?

Um novo lançamento do Governo Nacional é o Pronatec Oferta Voluntária, que visa dar acesso a educação de qualidade em diversos estados e muitas cidades espalhadas em todo território nacional.

Pronatec Oferta Voluntária
Conheça os lançamentos do Pronatec Oferta Voluntária que oferecerá mais de 1 milhão de vagas para cursos em formato EAD. (Foto: Divulgação).

É sabido que muitos problemas encontrados pelos contratantes é a falta de mão de obra qualificada, por isso, é preciso que os candidatos aprendem na prática como funciona determinada função e se qualifiquem para suprir essas oportunidades do mercado, por isso, foi criado o novo programa.

Programa Oferta Voluntária

O Programa Oferta Voluntária também foi criado devido a falta de recursos para se manter os processos como eram nos outros anos, sendo que dessa vez, está oferecendo cursos em formato EAD (Ensino a distância) incluso, por ter um custo menor, e também, oferecer a qualificação dos profissionais.

Além dos cursos em formato EAD, existem os cursos de formação inicial e continuada, também conhecidos como FIC, que são realizados em parcerias com prefeituras e também com o Senai / Senac em várias unidades do Brasil. Além desses cursos, podemos destacar os cursos técnicos subsequentes que são focados em ensinar na prática uma profissão.

Vale ressaltar que ambos os formatos possuem alguns tipos de regras, como a escolaridade por exemplo, alguns cursos estão disponíveis apenas para quem tem o ensino médio, outros são para quem tem o ensino fundamental, por isso, sempre é importante, consultar as regras.

Cursos EAD

De acordo com o anunciado, o Pronatec EAD Oferta Voluntária ofertará cerca de 500 mil vagas para 80 cursos profissionalizantes, ou seja, você poderá se inscrever em 80 tipos de cursos profissionalizantes gratuitos através da internet. Entre os pré-requisitos, é necessário ter idade mínima de 15 anos para alguns cursos.

pronatec oferta voluntaria - Pronatec Oferta Voluntária: O que é? Como vai Funcionar?

Em relação ao lançamento das inscrições do Pronatec Oferta Voluntária o governo indicou, através do Geraldo Andrade de Oliveira, diretor da Setec (Articulação e Expansão das Redes de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica) que mais 500 mil vagas serão abertas em Julho e outras 500 mil em Agosto.

Como se Inscrever

Se você tem interesse em participar do processo de seleção da Oferta Voluntária, basta acessar ao site oficial e fazer o seu cadastro para participar.

As vagas terão preferências para:

  • Povos Indígenas;
  • Estudantes do Ensino Médio (Incluindo EJA);
  • Beneficiários de Programas do Governo (Exemplo: Bolsa Família).
  • Trabalhadores em Geral;
  • Mulheres responsáveis pela unidade familiar;
  • Pessoas que concluíram o Ensino Médio em escola Pública;
  • Comunidades Quilombolas;
  • Portadores de Deficiência;

Vale ressaltar que os cursos terão duração de 160 e as aulas serão ministradas diretamente pela internet, os cursos devem iniciar em julho e devem ser finalizados entre novembro e dezembro.

Escolhendo os cursos

Para escolher os cursos é bastante simples, basta acessar ao site oficial e preencher todos os dados. Lembrando que os cursos disponíveis são a distância e estão disponíveis para todo o Brasil.

Em 2018, novidades estão sendo preparadas para quem deseja se especializar no mercado de trabalho através do Pronatec.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *