Idiomas Sem Fronteiras 2017: Saiba como participar

O Ministério da Educação (MEC) está com inscrições abertas para novas turmas de cursos gratuitos do programa Idiomas Sem Fronteiras (IsF), que serão ofertadas em universidades de todo o país. Confira todas as informações e saiba como garantir a sua vaga!

idiomas sem fronteiras

Desenvolvido pelo MEC, por intermédio da Secretaria de Educação Superior (SESU) e em conjunto com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o programa tem o objetivo de incentivar o aprendizado de línguas entre os estudantes brasileiros, além de promover a capacitação de estrangeiros em português.

Os cursos grátis do IsF são oferecidos nas modalidades presencial e a distância, mas especificamente para essa oferta atual estão disponíveis apenas cursos presenciais, ministrados nas instituições de ensino superior parceiras do projeto.

Cursos gratuitos Idiomas Sem Fronteiras 2017

Nessa edição do programa há vagas para estudantes e também docentes e técnicos administrativos das universidades federais cadastradas como Núcleo de Línguas e que ofertam os idiomas relacionados.

Interessados em participar têm à disposição os seguintes cursos gratuitos Idiomas Sem Fronteiras:

  • Curso grátis de Espanhol
  • Curso grátis de Francês
  • Curso grátis de Alemão
  • Curso grátis de Japonês
  • Curso grátis de Italiano
  • Curso grátis de Português para Estrangeiros

A carga horária para esses cursos gratuitos varia de 16 a 48 horas/aula, e há opções em vários estados. Em São Paulo, por exemplo, as aulas acontecerão na USP e na UFSCar.

Já no Rio, as instituições parceiras são a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Federal Fluminense (UFF).

Confira a lista completa de universidades parceiras, por estado, no site http://isf.mec.gov.br/instituicoes-parceiras.

Inscrições

Para garantir a sua participação no Idiomas Sem Fronteiras 2017 acesse o site http://isfaluno.mec.gov.br/ e escolha a opção “Aulas Presenciais”. Em seguida, faça o seu cadastro, clicando em “Solicitar primeiro acesso”, se nunca participou do programa, ou digite o seu CPF e a senha caso já tenha se cadastrado em outras edições do IsF.

Informe os dados solicitados e escolha o curso desejado, para finalizar a inscrição. Agora é só aguardar e voltar à página do IsF Aluno na data indicada no edital. Se você foi selecionado, basta seguir as instruções mostradas na tela para efetivar a matrícula.

As inscrições para o Idiomas Sem Fronteiras também podem ser feitas por meio do app IsF Aluno, que é gratuito e tem versões para Android, iOS e Windows Phone.

É importante ressaltar que serão abertas três etapas de inscrição para o segundo semestre de 2017:

  1. A primeira termina no dia 31 de agosto e os cursos terão início em 18 de setembro.
  2. A segunda vai de 26 de setembro a 5 de outubro e as aulas começam no dia 23 de outubro.
  3. A terceira etapa estará aberta entre os dias 1º e 10 de novembro, com os cursos iniciando no dia 27.

Edital de seleção

Confira todas as informações sobre cada um dos cursos gratuitos IsF nos editais do programa.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *