Cursos Gratuitos IFCE: Vagas Abertas

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) abriu novo processo seletivo para o segundo semestre de 2017, que traz um total de 310 vagas em vários cursos técnicos gratuitos, oferecendo boas oportunidades de qualificação para quem deseja ingressar no mercado de trabalho.

Cursos Gratuitos IFCE
Cursos Gratuitos IFCE: Vagas Abertas (Foto: Divulgação IFCE)

De acordo com a escola federal, as vagas estão distribuídas entre três campi do IFCE, localizados nas cidades de Juazeiro do Norte, Aracati e Acaraú, contemplando nove cursos técnicos de áreas como eventos, pesca, informática e mecânica, além de outras.

Ou seja, é uma excelente oportunidade para quem busca o diploma de técnico, já que as formações nesse nível de escolaridade estão em alta no mercado, podendo ajudar a garantir bons empregos e salários bastante atraentes.

Lista de Cursos Gratuitos IFCE

Os cursos gratuitos IFCE são oferecidos, nesse processo seletivo, em três modalidades. Para quem ainda está fazendo o nível médio, a opção é a modalidade de curso Técnico Concomitante, na qual o aluno faz a habilitação técnica junto com o ensino médio tradicional.

Já os candidatos que concluíram o nível médio podem ingressar nos cursos Técnicos Subsequentes. E para quem tem mais de 18 anos de idade, só concluiu o nível fundamental e possui o interesse em aprender uma nova profissão, a melhor alternativa está nos cursos Técnicos Integrados Proeja.

Cursos Gratuitos IFCE
Campus de Juazeiro do Norte (Foto: Divulgação IFCE)

Confira os cursos abertos nessa oferta:

  1. Técnico Concomitante em Aquicultura (30 vagas) – Campus Aracati (Vespertino)
  2. Técnico Concomitante em Eventos (30 vagas) – Campus Aracati (Vespertino)
  3. Técnico Concomitante em Informática (40 vagas) – Campus Aracati (Noturno)
  4. Técnico Integrado-PROEJA em Mecânica Industrial (35 vagas) – Campus Juazeiro (Noturno)
  5. Técnico Subsequente em Aquicultura (35 vagas) – Campus Acaraú (Matutino)
  6. Técnico Subsequente em Construção Naval (35 vagas) – Campus Acaraú (Matutino)
  7. Técnico Subsequente em Eventos (35 vagas) – Campus Acaraú (Noturno)
  8. Técnico Subsequente em Pesca (35 vagas) – Campus Acaraú (Noturno)
  9. Técnico Subsequente em Restaurante e Bar (35 vagas) – Campus Acaraú (Noturno)

Inscrições

As inscrições para cursos técnicos gratuitos Instituto Federal do Ceará são recebidas apenas via internet, por meio do site http://qselecao.ifce.edu.br/concurso.aspx?cod_concurso=4130.

Os candidatos devem ler com atenção o edital disponível na página, antes de efetuar o cadastro, para evitar erros quanto à escolha da qualificação e do local das aulas. O documento traz ainda as informações a respeito de cada um dos cursos abertos.

O processo de seleção para os cursos técnicos IFCE gratuitos será realizado com base na análise do histórico escolar dos inscritos, e a previsão é de que o resultado saia até o dia 24 de outubro.

Cursos Gratuitos IFCE
O curso de Construção Naval é um dos destaques (Foto: Pixabay)

Cursos gratuitos em Fortaleza e Sobral

No mês de outubro, o IFCE vai abrir outro processo seletivo, dessa vez com 670 vagas para cursos técnicos gratuitos em Fortaleza e Sobral, nas modalidades integrada e subsequente, cujo ingresso dos alunos se dará no primeiro semestre de 2018.

A oferta contempla cursos de Edificações, Agropecuária, Eletrotécnica, Agroindústria, Manutenção Automotiva, Instrumento Musical, Fruticultura, Panificação, Segurança do Trabalho e Mecânica Industrial, entre outros.

As inscrições estarão abertas entre os dias 2 e 20 de outubro, pelo site do IFCE, e essa seleção abrangerá a aplicação de prova de conhecimentos gerais e redação.

Como a instituição realiza várias seleções ao longo do ano, moradores de outras cidades com campi da escola federal devem ficar atentos à página do IF Ceará para conferir novas opções de cursos abertos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *