10 universidades que oferecem cursos gratuitos

Ter um currículo recheado de cursos pode fazer toda a diferença na hora de disputar aquela vaga de emprego bastante concorrida. E para ampliar seus conhecimentos, você nem precisa gastar nada, basta aproveitar os cursos gratuitos oferecidos por universidades.

10 universidades que oferecem cursos gratuitos
10 universidades que oferecem cursos gratuitos (Foto: Pixabay)

Embaladas pela popularização da internet, muitas instituições de ensino superior, tanto brasileiras quanto estrangeiras, têm investido cada vez mais nas plataformas de ensino à distância. E quem ganha com isso são as pessoas interessadas na educação.

Desde cursos livres e abertos ao público em geral a cursos de especialização focados em públicos específicos, não faltam opções para quem deseja se atualizar. Querendo aproveitar essa chance? Então, conheça, a seguir, 10 universidades que oferecem cursos gratuitos!

1- USP

Considerada a melhor universidade do Brasil, a Universidade de São Paulo já disponibiliza diversos cursos EAD gratuitos, permitindo que estudantes de outras instituições tenham acesso às aulas dadas por seus conceituados professores.

10 universidades que oferecem cursos gratuitos
A USP é uma das universidades que disponibilizam cursos grátis via internet (Foto: Reprodução USP)

Os cursos online gratuitos da USP podem ser acessados nas seguintes plataformas:

2- Unicamp

Igualmente conceituada, a Universidade de Campinas é outra que tem apostado no ensino online, com aulas abertas a qualquer internauta. Veja onde acompanhar os cursos online grátis Unicamp:

3- FGV

Já a Fundação Getúlio Vargas tem cursos livres de rápida duração (até 40 horas/aula) que abordam várias áreas, como Direito, Finanças, Educação, Filosofia, Economia, Comunicação e Gestão de Pessoas, entre outras.

Acesse a plataforma FGV Online e escolha o curso desejado (você pode fazer quantos quiser). Não é preciso se cadastrar para acessar as aulas, mas para receber o certificado de conclusão basta fazer um cadastro simples.

4- Unesp

No caso da Universidade Estadual Paulista, são mais de 70 opções de cursos EAD gratuitos, contemplando as áreas de humanas, exatas e biológicas. Acesse o portal Unesp Aberta e confira todas as aulas online.

5- ITA

Cursos EAD do Instituto Tecnológico da Aeronáutica são outra alternativa interessante para quem quer estudar sem sair de casa. Veja as opções disponíveis na plataforma Coursera.

6- UFF

Matemática, Física, Nutrição, Engenharia e Psiquiatria são algumas das áreas com cursos online gratuitos na Universidade Federal Fluminense. Para conferir todas as aulas e acessar os vídeos é só visitar a página da UFF.

7- MIT

Universidades estrangeiras com cursos online gratuitos também estão entre as 10 universidades que oferecem cursos gratuitos, como o Massachussetts Institute of Technology, uma das instituições mais conceituadas do mundo.

Acesse o site do MIT e confira os cursos gratuitos (há alguns até em português).

10 universidades que oferecem cursos gratuitos
O Instituto de Tecnologia de Massachussetts, nos EUA, também tem cursos grátis pela internet (Foto: Reprodução MIT)

8- Escola Normal Superior de Paris

Fala bem o francês? A Escola Normal de Superior de Paris tem vários cursos a distância grátis, ministrados por meio do Coursera. As aulas também estão disponíveis em inglês.

9- Harvard

História, matemática e ciência da computação estão entre os cursos gratuitos a distância de Harvard, a famosa universidade americana. Confira os detalhes na página da instituição.

10- Stanford

Design, programação, medicina e empreendedorismo são alguns dos segmentos com cursos online grátis em Stanford, abertos a internautas de todo o mundo. As inscrições são recebidas no site da universidade californiana.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *