5 concursos nacionais abertos no Brasil

Se você está estudando buscando uma oportunidade no mercado dos concursos, algumas opções tiveram abertura recentemente e estão disponíveis para todo território brasileiro, ou seja, são várias vagas abertas para todos os estados ou a maioria deles.

concursos nacionais

Para lhe auxiliar, separamos por categoria abaixo, falando brevemente sobre cada um deles, assim como sua quantidade de vagas e os salários e áreas correlacionadas abertas. Fique atento aos prazos de inscrições, pois elas podem estar no final.

5 concursos nacionais abertos no Brasil

Vários concursos tem previsão de abrir esse ano no Brasil, mas com os cortes orçamentários do governo, não se sabe ainda as datas em que eles serão abertos. Atualmente outras opções estão abertas, e é sobre elas que vamos abordar detalhadamente abaixo:

Aeronáutica do Brasil – Estão abertas as oportunidades para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar, serão ao todo 180 vagas. As inscrições vão até o próximo dia 09 de maio.

DEnsM – Diretoria de Ensino da Marinha – também oferece oportunidades, são ao todo 147 vagas abertas para diferentes cargos. As inscrições vão até o dia 15 de maio de 2017.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística está com 1039 vagas abertas para funções de nível médio para Agente Censitário Administrativo – ACA (344), Agente Censitário Regional – ACR (350) e Agente Censitário de Informática – ACI (174). Os cargos de nível superior são para Analista Censitário das áreas de Agronomia (27), Análise de Sistemas/ Desenvolvimento de Aplicações (8), Análise de Sistemas/ Desenvolvimento de Aplicações – Web Mobile (4), Análise de Sistemas/ Suporte à Comunicação e Rede (2), Análise de Sistemas/ Suporte à Produção (4), Análise de Sistemas / Suporte Operacional e de Tecnologia (2), Análise Socioeconômica (8), Biblioteconomia e Documentação (2), Ciências Contábeis (5), Geoprocessamento (7), Gestão e Infraestrutura (63), Jornalismo (2), Logística (2), Métodos Quantitativos (6), Produção Gráfica/ Editorial (2), Programação Visual/ Webdesign (12) e Recursos Humanos (5).. Os salários podem chegar a R$ 4.000 reais, as inscrições vão até dia 09/05.

IBGE Censo – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: Nesse segundo concurso do IBGE serão contratados para o novo Censo, mais de 24.984 vagas com salários de até R$ 1.900,00. As inscrições vão até o dia 23 de maio. As oportunidades são para Ensino Fundamental e Médio.  Acesse o site http://fgvprojetos.fgv.br/concursos/ibge-pss para saber mais detalhes.

Exército – O Exército Brasileiro também está com inscrições abertas para 440 vagas para formação e graduação de oficiais através do Programa EsPCEX. Para se candidatar deve-se ter o ensino médio completo. As inscrições vão até o próximo dia 20 de junho de 2017. Acesse o site http://www.espcex.eb.mil.br/ para saber mais.

Dicas para passar

Para conseguir ser aprovado em concursos nacionais é preciso muita cautela e paciência para conseguir estudar corretamente. Além disso, é importante ter controle emocional, pois muitas pessoas estudam, mas na hora da prova, acabam tendo o tão conhecido branco. Abaixo algumas dicas para você que pretende estudar ou já está estudando.

  • Estude sempre todas as matérias com base no edital, apenas disciplinas que se encontram lá devem ser estudadas;
  • Não deixe de estudar nenhuma disciplina, por mais que você saiba informática, tire um tempo para relembrar, senão você pode se dar mal na prova;
  • Prepare-se corretamente para o dia da prova, tenha uma boa alimentação e relaxe, você já estudou, agora é só colocar os ensinamentos em prática.
  • Existem diversos materias gratuitos na internet, faça uma pesquisa e levante o material para conseguir estudar, caso não tenha condições de comprar uma apostila.

Essas foram apenas algumas dicas valiosas que vocês podem levar para a hora da prova, caso tenha alguma dúvida, aproveite para deixar seu comentário!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *